As narrativas (auto) biográficas

Experiências docentes diante das tensões e contradições do ensino superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p450-474

Mots-clés :

Ensino superior, Formação, Trabalho

Résumé

A pesquisa teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo entre os saberes experienciais, a formação e o trabalho docente de um curso superior considerando as tensões e contradições do ensino superior. Com base na abordagem qualitativa crítica a partir de narrativas (auto) biográficas de professores/as, guiados por quatro eixos: experiência, formação e trabalho. O referencial teórico abarca categorias como saberes experienciais, trabalho e formação docente. Os resultados revelam que os saberes experienciais são centrais nas narrativas docentes, possibilitando repensar a formação e o trabalho em termos mais humanos e emancipatórios. E que a dimensão experiencial pode transformar a prática docente, enfrentando as contradições do ensino superior e promovendo uma formação crítica e significativa.

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Biographie de l'auteur

Ana Paula Reinaldo Verde, Universidade Federal do Maranhão

Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Codó e do Programa de Pós-Graduação ProfHistória da UFMA

 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5858-5705

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Publiée

2025-09-10

Comment citer

Verde, A. P. R. (2025). As narrativas (auto) biográficas: Experiências docentes diante das tensões e contradições do ensino superior. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 83, 450–474. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v83p450-474

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Rubrique

Artigos livres