ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE

Auteurs

  • Amaílton Magno Azevedo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

memórias acústicas do Brasil, tropicalismo, apartheid sonoro

Résumé

Esse texto pretendeu explorar as memórias acústicas do Brasil na contemporaneidade. Textos melódicos e rítmicos, instrumentos, poesias e sonoridades que sinalizam para memórias tropicais do Atlântico Sul, movidas pela interconexão de narrativas e memórias das Áfricas e Brasil. Musicalidades forjadas sob o signo da mistura, do padê, do sentido gregário da vida. Músicos e músicas que recusaram o primado da melodia sobre a percussão. Os tropicalismos acústicos contemporâneos primaram pelo o que há de abertura, trocas, injunções. Uma recusa total do apartheid sonoro; viva o Padê como promessa de futuro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Amaílton Magno Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Prof Doutor Amailton Magno Azevedo é Professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP

Téléchargements

Publiée

2012-04-10

Comment citer

Azevedo, A. M. (2012). ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7771