ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, O GAROTO (1915-1955) E A ERA DO RÁDIO NO BRASIL

Auteurs

  • Sérgio Estephan Instituto de Artes da UNESP

Mots-clés :

violonista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, Rádio Nacional do Rio de Janeiro, rádio enquanto um meio de comunicação de massa

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do violonista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, durante a Era do Rádio, quando atuou em diversas rádios de São Paulo, e, posteriormente, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em programas como “Nada além de dois minutos” e “Um milhão de melodias”, este último, estreado em 1943 por ocasião do lançamento da Coca-Cola no Brasil, patrocinadora deste programa. Em seguida, refletiremos sobre o aspecto da trajetória do maestro Radamés Gnattali (1906-1988) que, além de atuar ao lado de Garoto, teve uma presença central ao longo deste período, para encerrar ressaltamos aspectos históricos do rádio enquanto um meio de comunicação de massa, até o advento da TV no Brasil, em setembro de 1950.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Sérgio Estephan, Instituto de Artes da UNESP

Pós-doutorando do Instituto de Artes da UNESP

Téléchargements

Publiée

2012-04-10

Comment citer

Estephan, S. (2012). ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, O GAROTO (1915-1955) E A ERA DO RÁDIO NO BRASIL. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7851