Operação USAID

A educação e a Ditadura civil-militar nos relatórios, memorandos e telegramas não ostensivos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1964-1972)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p302-329

Palavras-chave:

História do Brasil, História da educação, Ditadura civil-militar brasileira, USAID

Resumo

Este artigo consiste em compreender a atuação da Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional (USAID) como vetor constitutivo de novas dinâmicas históricas no decurso de transformações estruturais ocorridas no cenário educacional brasileiro durante a ditadura civil-militar. A análise de relatórios, memorandos e telegramas, considerados documentos-monumentos (LE GOFF, 1990), enseja situar a agência numa latitude diversa daquelas consagradas pela historiografia crítica e pela “versão oficial”. Esse corpus inédito, portanto, posiciona a USAID como testemunha-chave – (Ginzburg, 2002) – da condição de autor do estado brasileiro dos efeitos ulteriores diretos, indiretos e difusos que se compatibilizam com um legado deletério ao Brasil.

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Biografia do Autor

David Glasiel de Azevedo Marinho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da Educação Básica de João Pessoa e Funcionário Público. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Escreve e pesquisa acerca de temas ligados à Educação, Cultura Política e Ditadura Civil-Militar na contextura da América Latina e Brasil.

André Gustavo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas e trabalhos nas áreas de Filosofia e de História da Educação, respectivamente, as concepções de subjetividade que fundamentam os ideários filosóficos e seus impactos na Filosofia da Educação, as dinâmicas e práticas relacionada à formação e educação vivenciadas por sujeitos políticos coletivos e movimentos sociais na história recente do Brasil. Membro Fundador da Sociedade Hegel Brasileira, Ex-Presidente do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas. Pesquisador do GEPIFHRI/CE/UFPE.

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Marinho, D. G. de A., & Silva, A. G. F. da. (2024). Operação USAID: A educação e a Ditadura civil-militar nos relatórios, memorandos e telegramas não ostensivos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (1964-1972). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 80, 302–329. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p302-329