RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO, BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS, NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p56-71

Palavras-chave:

responsabilidade social, sustentabilidade, estratégia, comunicação, setor farmacêutico

Resumo

O propósito do artigo é identificar a forma de apreensão do conceito de responsabilidade social pelas empresas do setor farmacêutico, comparar a comunicação da responsabilidade social das empresas brasileiras e estrangeiras, e caracterizar a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. Para tanto, discorre-se sobre o conceito de responsabilidade social e a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. A metodologia utilizada se caracteriza como exploratória, qualitativa, e bibliográfica, cujo desenvolvimento acontece por meio de um levantamento bibliográfico em projetos, programas e resultados de ações sociais disponibilizados publicamente nos sites das empresas do setor farmacêutico brasileiro, selecionadas para a pesquisa. Os resultados revelam que as empresas estudadas, nacionais e estrangeiras, utilizam o site corporativo para explicitar as ações de responsabilidade social. Aspectos críticos dizem respeito à identificação dos parceiros e dos resultados dos projetos e programas de responsabilidade social e, também, à divulgação dos relatórios de sustentabilidade. Além disso, a comunicação não é esclarecedora acerca do papel da responsabilidade social e sustentabilidade na estratégia competitiva das empresas do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cândido Ferreira Silva Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor e Pesquisador do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa “Organizações, Gestão e Sociedade”.

Samuel Carvalho de Benedicto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor, Pesquisador e Coordenador do Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade". 

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutora em Ciência da Informação - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP / SP – Brasil. Professora e Pesquisadora da Faculdade de Administração e do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Marcos Ricardo Rosa Georges, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas.

Downloads

Publicado

2019-08-16

Edição

Seção

Artigos