Compósitos

uma alternativa de inovação sustentável

Autores

  • Dirceu Rodrigues Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Jefferson Mendes Souza Instituto Nacional de Propriedae Intelectual

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2025v16i1p53-61

Palavras-chave:

Inovação, Sustentabilidade, Fibras Naturais, Materiais Compósitos

Resumo

Este artigo tem como objetiva demonstrar a importância da inovação não só para o desenvolvimento da economia das diversas nações, mas também como instrumento de transformação e melhoria da qualidade de vida no planeta a partir de desenvolvimento tecnológico que reduzam os impactos ambientais, em especial, os materiais compósitos desenvolvidos a partir das fibras naturais. Essa discussão é justificada pela crescente relevância da temática da sustentabilidade vivenciadas nas últimas décadas, agravada pela carência de matéria-prima e pelas diversas catástrofes ambientais ocorridas em diversas partes da terra em virtude do aquecimento globol. Diante do fato, organizações governamentais e a sociedade civil organizada têm procurado soluções para resolver os problemas ambientais através ações concretas para dimunuir a degradação ambiental. Palavras como reutilizar, reciclar, recolher e tratar passaram a fazer parte do vocabulário de grande parte das pessoas. Explorar a natureza ganha um novo sentido, desvinculado de qualquer forma de destruição. Dentro desse contexto de sustentabilidade, as pesquisas envolvendo o desenvolvimento de materiais encontrados em abundância na natureza ganharam destaque. Entre eles os compósitos reforçados por fibras vegetais têm surgido como uma inovação ecologicamente e economicamente viável, em substituição a outros tipos de fibras sintéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Schumpeter, Joseph Alois. Os Economistas–Teoria do Desenvolvimento Econômico. Editora Nova Cultural. São Paulo, 1997.

Pinsky, Vanessa; Kruglianskas, Isak. Inovação tecnológica para a sustentabilidade: aprendizados de sucessos e fracassos. Estudos avançados, v. 31, p. 107-126, 2017.

Nascimento, Thiago Cavalcante; Mendonça, Andréa Torres Barros Batinga de; CUNHA, Sieglinde Kindl da. Inovação e sustentabilidade na produção de energia: o caso do sistema setorial de energia eólica no Brasil. Cadernos EBAPE. Br, v. 10, p. 630-651, 2012.

De Negri, João Alberto; Kubota, Luís Claudio (Orgs.), Políticas de incentivo à inovação tecnológica no Brasil. Brasília: IPEA, 2008.

Araújo, Jéssica Evangelista; Ferreira, Rafael Lopes; De Carvalho, Ráfela Carolina Rodrigues. A questão ambiental no Brasil: políticas públicas e estratégias. Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 13, n. 7, 2018.

Franco, Francisco José Patrício. Aproveitamento da fibra do epicarpo do coco babaçu em compósito com matriz epóxi: estudo do efeito do tratamento da fibra. 2010, 77f. Dissertação (Mestrado em Processamento de Materiais a partir do Pó; Polímeros e Compósitos; Processamento de Materiais a part) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010.

Rodrigues, Paula Raquel Barreto. Desempenho físico-mecânico de compósito fabricado com fibra do epicarpo do côco babaçu (Orbignya Phalerata) e resíduos poliméricos. 2019.102f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia. Palmas, 2019.

Pinsky, Vanessa Cuzziol et al. Inovação sustentável: uma perspectiva comparada da literatura internacional e nacional. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 12, n. 3, p. 226-250, 2015.

Richter, Fernanda Altvater. As patentes verdes e o desenvolvimento sustentável/Green patents and sustainable development. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 7, n. 3, p. 383-398, 2014.

Downloads

Publicado

2025-03-31