Digitalização e sustentabilidade na transformação do ambiente educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2025v16i3p143-150

Palavras-chave:

Inovação, Pedagogia, Qualidade, Tecnologização, Tecnologia

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como as tecnologias pedagógicas modernas, impulsionadas pela disseminação das tecnologias da informação e comunicação (TICs), contribuem para a transformação sustentável do ambiente educacional. A pesquisa aplica uma análise teórica da literatura científica, revisão de documentos e melhores práticas globais para identificar tendências, desafios e oportunidades na integração das TICs à educação. Os resultados indicam que as inovações baseadas em TICs aumentam a interatividade, a colaboração e a adaptabilidade nos processos de aprendizagem. Elas possibilitam a aprendizagem personalizada, ampliam o acesso ao conhecimento e apoiam o desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades do mercado de trabalho. No entanto, ainda existem desafios, incluindo a resistência dos professores, barreiras psicológicas, considerações sobre a saúde e o risco de tecnocratização excessiva. Equilibrar as abordagens pedagógicas tradicionais com as inovações modernas é essencial para a eficácia e a sustentabilidade a longo prazo. O estudo conclui que a integração das TICs pode servir como um impulsionador estratégico para o desenvolvimento educacional sustentável quando implementada com atenção à prontidão das partes interessadas, à colaboração interdisciplinar e a práticas de ensino baseadas em valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aisuluu Moldobaeva, Kyrgyz National University

Kyrgyz National University named after Jusup Balasagyn, Bishkek, Kyrgyzstan

Sofia Apaeva, Kyrgyz National University

Kyrgyz National University named after Jusup Balasagyn, Bishkek, Kyrgyzstan

Bermet Ibraimova, Kyrgyz National University

Kyrgyz National University named after Jusup Balasagyn, Bishkek, Kyrgyzstan

Chen Xueling, Kyrgyz National University

Kyrgyz National University named after Jusup Balasagyn, Bishkek, Kyrgyzstan

Referências

Amirov, T.Z., & Gilvanov R.R. (2015). Problema primeneniia innovatsionno-obrazovatelnykh tekhnologii v pedagogicheskoi deiatelnosti [The problem of using the innovative educational technologies in teaching]. Fundamental Research, 2-19, 4276-4279.

Baiborodova, L.V., & Cherniavskaia, A.P. (2023). Pedagogicheskie tekhnologii v 3 ch. Chast 1. Obrazovatelnye tekhnologii: Uchebnik i praktikum dlia vuzov [Pedagogical technologies, in 3 parts. Part 1. Educational technologies: Textbook and educational aid for universities] (2nd ed., rev. and supp.). Moscow: Iurait, 258 p.

Bochkareva, T.N. (2017). Poznavatelnaia aktivnost studentov vuzov kak psikhologo-pedagogicheskaia problema [Cognitive activity of university students as a psychological and pedagogical problem]. Russian Journal of Education and Psychology, 8(1), 18-31. https://doi.org/10.12731/2218-7405-2017-1-18-31

Bochkareva, T.N., Gadrshina, L.I., & Giniiatullina, S.M. (2017). Problemy ispolzovaniia sovremennykh pedagogicheskikh tekhnologii v pedagogicheskom protsesse i puti ikh resheniia [Problems of using modern pedagogical technologies in the pedagogical process and the ways to solve them]. Novaum.Ru, 10, 304-307.

Chapkin, N.S. (2024). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii i metody [Modern pedagogical technologies and methods]. Kazachestvo, 75, 137-144.

Digtiar, O.Iu. (2024). Primenenie tsifrovogo obucheniia na primere ispolzovaniia sovremennykh VR-tekhnologii v ramkakh obucheniia studentov inostrannomu iazyku: Perspektivy i tendentsii razvitiia [Application of digital learning by the example of using modern VR technologies in the framework of teaching students a foreign language: Prospects and trends of development]. Mir nauki, kul'tury, obrazovaniya, 3, 74-76.

Ernazarov, A.E. (2024). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii na uchebnykh zaniatiiakh [Modern pedagogical technologies in university classes]. Ekonomika i sotsium, 2-2, 712-716.

Karpenia, A.I., & Sulaberidze, T.A. (2021). Tsifrovye tekhnologii pedagogicheskogo testirovaniia [Digital technologies for pedagogical testing]. In A.M. Omelian, & A.A. Moskvitina (Eds.), Aktualnye problemy innovatsionnoi deiatelnosti obrazovatelnykh organizatsii v sovremennykh usloviiakh: Materials of the IV Regional extramural scientific and practical conference, 24 September, 2021, Belgorod, Russia (pp. 48-52). Belgorod: OGAOU DPO "BelIRO".

Klevtsova, A.A., & Sukhodolova, E.M. (2023). Tsifrovye kompetentsii sovremennogo uchitelia kak osnova uspeshnoi pedagogicheskoi deiatelnosti [Digital competencies of a modern teacher as a basis for successful pedagogical activity]. Simvol nauki, 6-1, 133-134.

Oleinikov, A.A. (2006). Organizatsionno-pedagogicheskie osnovy kompiuterno-informatsionnogo obrazovaniia studentov gumanitarnykh fakultetov [Organizational and pedagogical bases of computer and information training for humanities students]: Monograph. Kostanay: n.p., 229 p.

Oleinikov, A.A., & Mukasheva, A.A. (2015). Organizatsiia pedagogicheskikh uslovii kompiuterno-informatsionnogo obucheniia v sisteme dopolnitelnogo professionalnogo obrazovaniia [Organization of pedagogical conditions computer and information training in system of additional professional education]. Russian Journal of Education and Psychology, 11, 631-645. https://doi.org/10.12731/2218-7405-2015-11-52

Rasulov, Kh.A. (2018). Problemy vnedreniia innovatsionnykh tekhnologii v pedagogicheskuiu praktiku [The problems of implementing innovative technologies in pedagogical practice]. Nauka i obrazovanie segodnia, 4, 62-63.

Salata, N.N., & Batsula, O.N. (2016). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii [Modern pedagogical technologies]. Sovremennaia sistema obrazovaniia: Opyt proshlogo, vzgliad v budushchee, 5, 45-50.

Sangadzhiev, B.V. (2016). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii: Poniatie, soderzhanie, tipy [Modern educational technology: Concept, content, types]. Obrazovaniye i pravo, 12, 280-287.

Sidorova, I.V., & Chernikova, N.V. (2021). Aktualnye problemy innovatsionnoi deiatelnosti pedagoga v svete teorii i praktiki [Actual problems of innovative activity of the teacher in the light of theory and practice]. World of Science. Pedagogy and Psychology, 9(2). https://mir-nauki.com/PDF/29PDMN221.pdf

Tiapugina, I.V., Kiva, S.N., & Guseva, N.P. (2021). Mobilnoe elektronnoe obrazovanie: Osobennosti sistemy urokov literatury v 9 klasse [Mobile e-learning: Peculiarities of the system of literature classes in the 9th grade]. In A.M. Omelian, & A.A. Moskvitina (Eds.), Aktualnye problemy innovatsionnoi deiatelnosti obrazovatelnykh organizatsii v sovremennykh usloviiakh: Materials of the IV Regional extramural scientific and practical conference, 24 September, 2021, Belgorod, Russia (pp. 95-99). Belgorod: OGAOU DPO "BelIRO".

Downloads

Publicado

2025-10-22