Digitalização e sustentabilidade na transformação do ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2025v16i3p143-150Palavras-chave:
Inovação, Pedagogia, Qualidade, Tecnologização, TecnologiaResumo
O objetivo deste estudo é analisar como as tecnologias pedagógicas modernas, impulsionadas pela disseminação das tecnologias da informação e comunicação (TICs), contribuem para a transformação sustentável do ambiente educacional. A pesquisa aplica uma análise teórica da literatura científica, revisão de documentos e melhores práticas globais para identificar tendências, desafios e oportunidades na integração das TICs à educação. Os resultados indicam que as inovações baseadas em TICs aumentam a interatividade, a colaboração e a adaptabilidade nos processos de aprendizagem. Elas possibilitam a aprendizagem personalizada, ampliam o acesso ao conhecimento e apoiam o desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades do mercado de trabalho. No entanto, ainda existem desafios, incluindo a resistência dos professores, barreiras psicológicas, considerações sobre a saúde e o risco de tecnocratização excessiva. Equilibrar as abordagens pedagógicas tradicionais com as inovações modernas é essencial para a eficácia e a sustentabilidade a longo prazo. O estudo conclui que a integração das TICs pode servir como um impulsionador estratégico para o desenvolvimento educacional sustentável quando implementada com atenção à prontidão das partes interessadas, à colaboração interdisciplinar e a práticas de ensino baseadas em valores.
Downloads
Referências
Amirov, T.Z., & Gilvanov R.R. (2015). Problema primeneniia innovatsionno-obrazovatelnykh tekhnologii v pedagogicheskoi deiatelnosti [The problem of using the innovative educational technologies in teaching]. Fundamental Research, 2-19, 4276-4279.
Baiborodova, L.V., & Cherniavskaia, A.P. (2023). Pedagogicheskie tekhnologii v 3 ch. Chast 1. Obrazovatelnye tekhnologii: Uchebnik i praktikum dlia vuzov [Pedagogical technologies, in 3 parts. Part 1. Educational technologies: Textbook and educational aid for universities] (2nd ed., rev. and supp.). Moscow: Iurait, 258 p.
Bochkareva, T.N. (2017). Poznavatelnaia aktivnost studentov vuzov kak psikhologo-pedagogicheskaia problema [Cognitive activity of university students as a psychological and pedagogical problem]. Russian Journal of Education and Psychology, 8(1), 18-31. https://doi.org/10.12731/2218-7405-2017-1-18-31
Bochkareva, T.N., Gadrshina, L.I., & Giniiatullina, S.M. (2017). Problemy ispolzovaniia sovremennykh pedagogicheskikh tekhnologii v pedagogicheskom protsesse i puti ikh resheniia [Problems of using modern pedagogical technologies in the pedagogical process and the ways to solve them]. Novaum.Ru, 10, 304-307.
Chapkin, N.S. (2024). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii i metody [Modern pedagogical technologies and methods]. Kazachestvo, 75, 137-144.
Digtiar, O.Iu. (2024). Primenenie tsifrovogo obucheniia na primere ispolzovaniia sovremennykh VR-tekhnologii v ramkakh obucheniia studentov inostrannomu iazyku: Perspektivy i tendentsii razvitiia [Application of digital learning by the example of using modern VR technologies in the framework of teaching students a foreign language: Prospects and trends of development]. Mir nauki, kul'tury, obrazovaniya, 3, 74-76.
Ernazarov, A.E. (2024). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii na uchebnykh zaniatiiakh [Modern pedagogical technologies in university classes]. Ekonomika i sotsium, 2-2, 712-716.
Karpenia, A.I., & Sulaberidze, T.A. (2021). Tsifrovye tekhnologii pedagogicheskogo testirovaniia [Digital technologies for pedagogical testing]. In A.M. Omelian, & A.A. Moskvitina (Eds.), Aktualnye problemy innovatsionnoi deiatelnosti obrazovatelnykh organizatsii v sovremennykh usloviiakh: Materials of the IV Regional extramural scientific and practical conference, 24 September, 2021, Belgorod, Russia (pp. 48-52). Belgorod: OGAOU DPO "BelIRO".
Klevtsova, A.A., & Sukhodolova, E.M. (2023). Tsifrovye kompetentsii sovremennogo uchitelia kak osnova uspeshnoi pedagogicheskoi deiatelnosti [Digital competencies of a modern teacher as a basis for successful pedagogical activity]. Simvol nauki, 6-1, 133-134.
Oleinikov, A.A. (2006). Organizatsionno-pedagogicheskie osnovy kompiuterno-informatsionnogo obrazovaniia studentov gumanitarnykh fakultetov [Organizational and pedagogical bases of computer and information training for humanities students]: Monograph. Kostanay: n.p., 229 p.
Oleinikov, A.A., & Mukasheva, A.A. (2015). Organizatsiia pedagogicheskikh uslovii kompiuterno-informatsionnogo obucheniia v sisteme dopolnitelnogo professionalnogo obrazovaniia [Organization of pedagogical conditions computer and information training in system of additional professional education]. Russian Journal of Education and Psychology, 11, 631-645. https://doi.org/10.12731/2218-7405-2015-11-52
Rasulov, Kh.A. (2018). Problemy vnedreniia innovatsionnykh tekhnologii v pedagogicheskuiu praktiku [The problems of implementing innovative technologies in pedagogical practice]. Nauka i obrazovanie segodnia, 4, 62-63.
Salata, N.N., & Batsula, O.N. (2016). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii [Modern pedagogical technologies]. Sovremennaia sistema obrazovaniia: Opyt proshlogo, vzgliad v budushchee, 5, 45-50.
Sangadzhiev, B.V. (2016). Sovremennye pedagogicheskie tekhnologii: Poniatie, soderzhanie, tipy [Modern educational technology: Concept, content, types]. Obrazovaniye i pravo, 12, 280-287.
Sidorova, I.V., & Chernikova, N.V. (2021). Aktualnye problemy innovatsionnoi deiatelnosti pedagoga v svete teorii i praktiki [Actual problems of innovative activity of the teacher in the light of theory and practice]. World of Science. Pedagogy and Psychology, 9(2). https://mir-nauki.com/PDF/29PDMN221.pdf
Tiapugina, I.V., Kiva, S.N., & Guseva, N.P. (2021). Mobilnoe elektronnoe obrazovanie: Osobennosti sistemy urokov literatury v 9 klasse [Mobile e-learning: Peculiarities of the system of literature classes in the 9th grade]. In A.M. Omelian, & A.A. Moskvitina (Eds.), Aktualnye problemy innovatsionnoi deiatelnosti obrazovatelnykh organizatsii v sovremennykh usloviiakh: Materials of the IV Regional extramural scientific and practical conference, 24 September, 2021, Belgorod, Russia (pp. 95-99). Belgorod: OGAOU DPO "BelIRO".
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.