Financeirização da Dívida Pública

Um exame sobre a reprodução do capital na contemporaneidade

Authors

  • Flavia Felix Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

capitalismo contemporâneo, dívida pública, financeirização, contradições, custos

Abstract

A dívida pública assumiu no capitalismo contemporâneo a tarefa de amparar a estruturação e o desenvolvimento do padrão de acumulação com dominância financeira. Este artigo busca esclarecer como a dívida pública ajudou a impulsionar e a sustentar a financeirização do capital. Expõe-se a natureza de capital fictício dos títulos públicos e como esses papéis se tornaram um instrumento importante para segurança e valorização financeira do capital. A dívida pública aparece como um mecanismo de transferência de valor para a esfera financeira, sancionando a riqueza financeira e contendo a desvalorização massiva do preço dos ativos financeiros em momentos de crise. Posteriormente, as contradições e os custos econômicos e sociais desse processo são levados em consideração. Sob a égide da exacerbação financeira e da dívida pública financeirizada e excepcionalmente elevada para a reprodução do sistema, as políticas econômicas adquiriram um viés recessivo e políticas sociais um viés regressivo. A dívida pública é um elemento fundamental para a compreensão da financeirização do capital, tanto em relação à sua origem e seu desenvolvimento quanto em relação às suas contradições inerentes e à possibilidade de sua superação.  

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Flavia Felix Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU) - Área de concentração: Desenvolvimento Econômico; linha de pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico. Mestra em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGECO/UFES) (2016) -  Àrea de concentração: Teoria Econômica;  linha de pesquisa: Teoria Econômica e História Econômica. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2011). Tem experiência em Teoria Econômica. Exerceu o cargo de professora substituta no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) lecionando as disciplinas de Economia Neoclássica, Contabilidade Social e Teoria Macroeconômica III (05/2017 - 03/2018). Lecionou também na UFVJM as disciplinas de Teoria Econômica,Teoria  Microeconômica I  e II, Teoria Macroeconômica III e Economia  do Setor Público (08/2013-12/2014). É pesquisadora do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP/UFVJM) e foi colaboradora do Projeto Boletins de Conjuntura Econômica (UFVJM). Pesquisa assuntos relacionados a Economia Política, Teoria Macroeconômica, Economia Brasileira, Capitalismo Contemporâneo e Economia do Setor Público. É autora do livro "Concentração, Operacionalização e Rentabilidade Bancária no Brasil: Ensaio sobre o período pós-Real".

References

BELLUZZO, L. G. M. O dinheiro e as transfigurações da riqueza. In: Os antecedentes da tormenta: origens da crise global. São Paulo: Editora UNESP. Campinas, SP: FACAMP, 2009, p.61-96.

BEHRING, E. R. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2008.

CARCANHOLO, M. D. Conteúdo e forma da crise atual do capitalismo: lógica, contradições e possibilidades. Anais do Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011: teoria e prática. Niterói, novembro de 2011.

CARCANHOLO, R.; NAKATANI, P. O capital especulativo parasitário: uma precisão teórica sobre o capital financeiro, característico da globalização. Ensaios FEE, Porto Alegre, v.20, n.1, p. 284 - 304,1999.

______. SABADINI, M. Capital fictício e lucros fictícios. Revista Soc. Bras. Economia Política, Rio de Janeiro, nº 24, p. 41-65, junho 2009.

CHESNAIS, F. (Coord.). A mundialização financeira: gênese, custos e riscos. São Paulo: Xamã, 1998.

______. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: A finança mundializada – raízes sociais e políticas, configuração, consequências. Chesnais, F. (Org). São Paulo: Boitempo, 2005, p. 35-68.

______. A proeminência da finança no seio do “capital em geral”, o capital fictício e o movimento contemporâneo de mundialização do capital. In: BRUNHOF, S. (et al.). A finança capitalista. São Paulo: Alameda, 2010, p. 95-182.

DUMÉNIL, G. & LÉVY, D. Financeirização e globalização: levando barreiras, perdendo o controle (Parte IV). In.: DUMÉNIL, G. & LÉVY, D. A crise do neoliberalismo. São Paulo: Boitempo, 2014, p. 109-138.

GONÇALVES, R.; POMAR, V. A armadilha da dívida. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

GONTIJO, C.; OLIVEIRA, F. A. A crise da União Europeia: Why pigs can’t fly. Belo Horizonte: CORECON/ASSEMG, 2012.

GRANEMANN, S. Políticas sociais e financeirização dos direitos do trabalho. Revista em Pauta, n.20, 2007.

HARVEY. D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

KEYNES, J. M. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

LAPAVITSAS, C. El capitalismo financiarizado: expansión y crisis. Madrid: Maia Ediciones, 2009.

LUPATINI, M. P. Crise do Capital e Dívida Pública. In: SALVADOR, E. [et al.] (orgs.). Financeirização, Fundo Público e Política Social. São Paulo: Cortez, 2012.

MANDEL, E. O Capitalismo tardio. Abril Cultural. São Paulo: 1982.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro Terceiro. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Debt and (not much) deleveraging. February 2015.

MINSKY, H. P. Estabilizando uma economia instável. São Paulo: Novo Século Editora, 2013.

NAKATANI, P. O papel e o significado da dívida pública na reprodução do capital. Simposio Internacional sobre Deuda Publica, Observatório Internacional da Divida (OID). Caracas, Venezuela, set. 2006.

O’CONNOR, J. USA: a crise do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

OLIVERIA, F. A. A dívida pública. In: Economia política das finanças públicas no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2009.

PIKETTY, T. A questão da dívida pública. In: O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intríseca, 2014. p. 526-554.

PRADO, E. Exame crítico da teoria da financeirização. Revista Crítica Marxista, n. 39, 2014.

SALVADOR, E. [et al.] (orgs.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, L.T. Os Custos Sociais do Ajuste Neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2002.

Published

2022-09-15

How to Cite

Barbosa, F. F. (2022). Financeirização da Dívida Pública: Um exame sobre a reprodução do capital na contemporaneidade. Research &Amp; Debate Journal of the Postgraduate Program in Political Economy, 32(2(58). Retrieved from https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/49153