A superinteligência de Bostrom

Autores

  • Alexandre Quaresma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p131-151

Palavras-chave:

Inteligências Artificiais, Superinteligência, Nick Bostrom, Crítica da tecnologia

Resumo

O artigo é uma resenha crítica do livro Superinteligência de Nick Bostrom. O seu tema são as inteligências artificiais (IA). O autor trata não só de máquinas, androides e robôs que fazem coisas como nós, mas também de uma época futura não muito longínqua em que elas nos superarão em praticamente tudo, deixando-nos para trás na corrida evolutiva. O assunto é, sem dúvida, controverso. Pode-se afirmar que tal cenário é impossível. Todavia – ao contrário do que possa parecer – a mera hipótese de haver uma inteligência extraordinária e superior leva não só a potencialidades benéficas para as sociedades, mas também a preocupações significativas em relação a essas mesmas sociedades. É significativo que falamos aqui de uma “explosão” de inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Quaresma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Alexandre Quaresma é escritor ensaísta e filósofo brasileiro, pesquisador de tecnologias e consequências socioambientais, com especial interesse na crítica da tecnologia. Autor dos livros Humano-Pós-Humano – Bioética, conflitos e dilemas da Pós-modernidade (2014); Engenharia genética e suas implicações (org.), (2014); Nanotecnologias: Zênite ou Nadir? (2011); e Artificial Intelligences – Essays on Inorganic and Non-biological Systems (org.), (2018).

Referências

BOSTROM, Nick. Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias para um novo mundo. Rio de Janeiro: DarkSide Books, (2014) 2018.

HARARI, Yuval Noah. De animales a dioses. Buenos Aires: Debate, (2013) 2016a.

HARARI, Yuval Noah. Homo deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, (2015) 2016b.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora puc-Rio, (1979) 2006.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora unesp, (1998) 2000.

MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina/Meridional, (2001) 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-05