Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n16p390-422Palabras clave:
Pinóquio, Educação, Autonomia, Alteridade, Rubem AlvesResumen
Este artigo fará, através da pesquisa bibliográfica, um cotejamento entre a história original do Pinóquio de Collodi e suas versões posteriores, até às reflexões produzidas por Rubem Alves em seu “Pinóquio às Avessas”. Através desta pesquisa, é possível concluir que, com a história de Pinóquio, Collodi queria descrever um processo de humanização através do desenvolvimento da moralidade, da autonomia e da alteridade - da responsabilidade com o outro. O processo de humanização tem muitas semelhanças com o processo educativo, e pode ocorrer através da educação. Mas, como alerta Rubem Alves, esse processo também pode ocorrer de maneira inversa, especialmente através do processo educativo, “fantochizando” as crianças.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Editora Papirus. 2005.
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1983.
ALVES, Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1986.
ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: a teologia e a sua fala. São Paulo: Editora Loyola, 2005.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Círculo do Livro [19--].
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. Editora Ática, 1991.
COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio: história de um boneco. Traduzido por Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify. 2014.
CONY, Carlos Heitor. Pinóquio da Silva. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1978.
CORSO, Diana L.; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos: Aprender a viver II. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUERRERO, Carla Alexandra. Contos da Infância e do Lar: da Tradição Oral à Literatura para a Infância. Álabe, n. 8, 2013. Disponível em: <http://repositorio.ual.es/bitstream/handle/10835/5181/160-861-1-PB.pdf?sequence=1>. Acesso 21 nov. 2017.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.
LACERDA, Luana. Pinóquio: uma jornada editorial. 2005. Disponível em: <https://medium.com/@luanalacerda84/pin%C3%B3quio-uma-jornada-editorial-86ba78205eed>. Acesso 22 nov. 2017.
LÉVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 2009.
LOBATO, Monteiro. A menina do narizinho arrebitado. São Paulo: Editora Monteiro Lobato & Cia. 1920.
LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa de Monteiro Lobato. São Paulo: Brasiliense, 1977.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense, 1984.
TOLKIEN, J. R. R. Árvore e folha. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.






















































