CENTRAL DO BRASIL

UMA TENTATIVA DE LEITURA DA CONTINGÊNCIA HUMANA COMO ESSÊNCIA DA RELIGIÃO

Auteurs

  • Ricardo Salgado Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

Contingência, insuficiência, religião, experiência religiosa, convenção e sagrado

Résumé

O existir humano parece ser uma grande viagem em busca de algo que se perdeu, dentro de uma cosmovisão de que este mundo por princípio é estranho. Em Central do Brasil, filme de Walter Salles, Dora e Josué estão viajando, à procura de algo perdido, da origem, do Pai. E esta busca se dá no processo humano da contingência, vivido como insuficiência, e revelador do estado de imanência, como estado de homogeneidade, de terror, que nada faz sentido, pois tudo parece o mesmo. Mas é na experiência religiosa que o mundo adquire sentido, que está para além do imanente, a experiência que muda o dado ontológico das coisas. Em Central do Brasil esta experiência é vivida de maneira universal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

BOWKER, John. Para entender as religiões. São Paulo, Ática, 1997.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ELIADE, Mircea. Origens. Lisboa: Edições 70, 1989.

FURTER, Pierre. A dialética da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

Téléchargements

Publiée

2024-08-05

Comment citer

Gonçalves, R. S. (2024). CENTRAL DO BRASIL: UMA TENTATIVA DE LEITURA DA CONTINGÊNCIA HUMANA COMO ESSÊNCIA DA RELIGIÃO. Último Andar, 2(2), 87­‑97. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/67837

Numéro

Rubrique

Artigo