A PROBLEMÁTICA DA ORALIDADE A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Antonia Maria Medeiros da Cruz Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino, Formação do Professor, Língua Portuguesa

Resumo

Este ensaio se propõe a refletir sobre a problemática da oralidade a partir dos estudos sobre letramento. No campo da Linguística Aplicada (LA), a necessidade em se discutir sobre a oralidade é constante, uma vez que a sociedade vigente vem se pautando cada vez mais na exclusividade da língua escrita, principalmente no contexto escolar. A escrita deste texto, a nosso ver, serve como um impulso para que se desenvolvam novos olhares para o ensino e a formação do professor de línguas, tendo como tema principal a importância de se aprimorar a oralidade em articulação com a escrita em contexto de ensino e aprendizagem e de se desenvolver práticas de letramento no citado contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Antonia Maria Medeiros da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa - GIFOP (CNPq/UFAL).

Downloads

Publicado

2018-12-19