CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS E MONITORES NO CONTEXTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA IMIGRANTES EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO: DESAFIOS MULTIFACETADOS

Authors

  • Elenice Alves da Costa Universidade de São Paulo

Keywords:

Letras, Língua Portuguesa, Português para Estrangeiros

Abstract

Este trabalho tem por escopo apresentar desafios enfrentados para a capacitação de professores-estagiários e de monitores no ensino de Português Brasileiro de Português como Língua Adicional (PLA) promovido pela Universidade Nove de Julho (Uninove) no Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC) da Barra Funda. Neste artigo, exporemos de que forma estudantes da graduação do curso de Letras-Português têm sido orientados para serem professores de PLA nessa parceria que envolve a instituição de ensino superior, o CIC e a ONG Nemigddhhs (Núcleo de Estudos Sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos). Em relação às abordagens metodológicas para o ensino de PLA, daremos destaque ao NUPPLE-IP PUC – SP grupo de pesquisa do qual fazemos parte, coordenado pela Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira, que tem nos auxiliado a encontrar soluções para alguns “entraves” que envolvem essa área.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Elenice Alves da Costa, Universidade de São Paulo

Elenice Alves da Costa é mestre (2007) e doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em sua dissertação de mestrado e atualmente no doutorado (em curso), estuda o léxico metafórico em terminologia. É professora da Universidade Nove de Julho no curso de Letras.  Tem também experiência no ensino de língua portuguesa em escolas públicas e particulares no Ensino Médio e Fundamental II e no segmento de Português para Estrangeiros. Sua graduação e licenciatura foram concluídas em 1992/1993 pela FFLCH e FEUSP (USP). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Pós-Graduação Lato Sensu) pela FAMOSP. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) - FFLCH/USP, Linguística e Literatura: Teorias e Práticas Discursivas, Interfaces do Léxico da Língua Portuguesa (Universidade Nove de Julho) e também do Grupo de Pesquisadores - Português Língua Estrangeira - IP / PUC-SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas "SEDES SAPIENTIAE" para Estudos de Português (NUPPLE).

Published

2018-12-19

Issue

Section

Dossiê: Português Língua Estrangeira