A DEVOLUTIVA COMO INSTRUMENTO SIGNIFICATIVO DE REFLEXÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA

Authors

  • Estela Lia Teixeira Moreira Lima
  • Evanilza Ferreira da Silva
  • Juliana Pagliarelli dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG93-113

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir acerca da devolutiva escrita do professor como recurso reflexivo no ensino da produção textual a partir da análise qualitativa de intervenções feitas em um texto produzido por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Tomou-se como pressupostos teóricos os estudos de Bakhtin (2003), Bazerman (2011), Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Passarelli (2012; 2019), Alves e Cabral (2015), Volóchinov (2017) e Black et al. (2018). O resultado da análise reforça que, quando o professor realiza um feedback formativo, os alunos se atêm às observações do professor e refletem sobre elas, conseguindo realizar melhorias substanciais no seu texto por uma revisão efetivamente bem sucedida, aprimorando sua competência escritora.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2021-10-01 — Updated on 2021-10-05

Versions

Issue

Section

Arts.: A ESCRITA COMO RECURSO REFLEXIVO NA APRENDIZAGEM, NO ENSINO E NA PESQUISA