UMA ANÁLISE DA ANIMAÇÃO ‘SAVE RALPH’ NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE DA LINGUAGEM: NAS FRONTEIRAS DA IDEOLOGIA E DENÚNCIA

Authors

  • Maria Lúcia Serafim Universidade Federal de Campina Grande
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande
  • Ewerton Lucas de Mélo Marques Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-0289-6010

Abstract

Este artigo parte da questão norteadora: Como as animações, que abordam críticas sobre a crueldade da indústria de cosméticos, que usa animais como cobaias, podem ser um canal de denúncia? Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise dialógico à luz dos postulados do Círculo de Bakhtin, sobre o curta-metragem Save Ralph. Esta pesquisa corresponde a um estudo qualitativo de natureza interpretativa Minayo (2001); Silveira e Córdova (2009). As bases teóricas que subsidiam a análise são advindas da Teoria Dialógica da Linguagem, com contribuições de Volóchinov (2019 [1926], 2017 [1929]), Medviédev (2012) e Bakhtin (2016 [1979]), além de outros estudiosos. Os resultados mostram que os propósitos discursivos de críticas sociais neste curta-metragem apresentam denúncias que podem auxiliar a construção de uma visão mais sensível sobre a situação de animais que são submetidos a testes químicos na indústria de cosméticos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Lúcia Serafim, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983) e Mestrado em Ciências da Sociedade da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Especialização em Psicologia Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió (1992), Especialização em Psicologia da Personalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Especialização em Novas Tecnologias na Educação (2009), e em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2011). É Professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação, Centro de Educação - CEDUC, Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes - GPTEMA. Coordena Projeto de Extensão Letramento Digital e Formação Docente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, educação e tecnologias digitais, TIC e processos educativos, EaD, Internet e ensino, formação de professores e letramento digital docente. Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, PPGLE/UFCG

Manassés Morais Xavier , Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagem, Interação e Cultura (GELInC/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/CNPq/UFPB); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formação de professores e de comunicadores sociais, leitura, análise linguística, gêneros jornalísticos e midiáticos, práticas educomunicativas e redes sociais digitais.

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFCG. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Possui aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Pós-Graduando em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Lavras - Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (UFLA-FAELCH). Os seus interesses de pesquisa são: Ensino de Língua Portuguesa; Teoria Dialógica da Linguagem e Linguística Aplicada.

References

BAKHTIN, M. Peculiaridades do gênero, do enredo e da composição das obras de Dostoievski. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005 [1929], p. 207-310.

BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BRAIT, B. Bakhtin: dialogismo e a construção do sentido. 2. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2005.

BRAIT, B. (org.). Bakthin, outros conceitos-chave. 2.ed., reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2020.

FOSSATTI, C. L. Cinema de animação: uma trajetória marcada por inovações. In: Encontro Nacional de História da Mídia - mídia alternativa e alternativas midiáticas. 7., 2009, Fortaleza, CE. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia.

LUCENA JUNIOR, A. Arte da animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2012.

LUZ, F. O Movimento na Animação: Para uma Reclassificação Digital. Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2013.

MARQUES, E. L. M; XAVIER, M. M. Críticas sociais na animação ‘Vida Maria’, de Márcio Ramos: da refração na linguagem à construção de sentidos. In: Verbum - Cadernos de Pós-graduação PUC_SP. v. 10, n. 1, mai. 2021a. p. 82-99. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verbum/article/viewFile/53173/pdf . Acesso em 25/06/2021.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1929].

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

VOLÓCHINOV, V. Estilística do discurso literário I: o que é a linguagem/língua? (1930). In.: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019 [1926], p. 234-265.

Published

2022-12-30