O ensino no Brasil – primórdios

Autores/as

  • Beatriz Teixeira Fiquer Discente do Programa de Língua Portuguesa/PUC-SP

Palabras clave:

Ensino, Língua Portuguesa, Período Colonial, Ler e escrever

Resumen

Considerando que os jesuítas foram responsáveis pelo ensino que tivemos no chamado Período Colonial durante 210 anos e que, portanto, surge já no século XVI o conceito de escola, pois em 1549 o Padre Vicente Rijo instalava a primeira aula “de ler e escrever” em Salvador que se fundava, o trabalho objetiva divulgar e levar a reflexão sobre a metodologia empregada no ensino da língua portuguesa nesse período, bem como os resultados obtidos, mudanças no “sistema educacional” que foram necessárias devido à realidade da então colônia portuguesa. Importante frisar que quem frequentava as aulas não era só a criança indígena, afinal como os jesuítas eram os únicos professores de então, o ensino era destinado também ao filho do colono. Procurar-se-á, também, demonstrar os reais objetivos do ensino da nossa língua materna, que vão além da catequização do índio, envolvendo uma gama considerável de questões políticas, econômicas e sociais e que não são quase discutidas na atualidade. Além disso, evidenciar-se-á a importância dessas primeiras instituições dos jesuítas para o período e as consequências sofridas pelo ensino com a expulsão desses padres em 1759, podendo-se ainda discutir sobre os reflexos de todo esse contexto ao longo dos séculos até os dias atuais.

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Publicado

2013-05-28

Número

Sección

Artigos