ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: LÉXICO E GRAMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Autores/as

  • Cassiano Butti
  • Adriana de Souza Ramacciotti

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p90-106

Resumen

No presente artigo, discorremos sobre a Análise Linguística, na perspectiva que vem
sendo delineada nos mais recentes documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL,
2018). O objetivo do estudo é demonstrar como alguns recursos léxico-gramaticais são estratégicos na
organização de gêneros textuais. Para isso, recorremos aos princípios da Educação Linguística
(LOMAS, 2001; PALMA; TURAZZA, 2014) para propor percursos de Análise Linguística (PALMA,
2017; PEREIRA; COSTA-HÜBES, 2021), visando à construção de sentidos em abordagem
transversal às atividades didáticas de recepção e produção de textos escritos. Entendemos que a
abordagem aqui demonstrada possa contribuir para a formação inicial e continuada de professores que
buscam transladar do modelo tradicional de ensino formal de português para práticas de ensino
centradas na língua em uso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2023-12-23

Número

Sección

Dossiê sobre Educação Linguística - Análise Linguística e Semiótica