O TWITTER COMO INTERFACE PEDAGÓGICA:

RELAÇÕES DIALÓGICAS EM E PARA ALÉM DE 140 CARACTERES

Auteurs-es

  • Jucileide Maria Cândido UFCG - PPGLE

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p201-220

Résumé

Resumo: Este artigo parte da questão-problema: Como a rede social Twitter, compreendida como interface pedagógica, pode promover o senso crítico em aulas de leitura no ensino de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio? Vislumbrando respondê-la, elegemos como objetivo específico: analisar uma cena enunciativa de abril de 2021, retirada do Twitter do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois da entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo na mesma data, bem como réplicas à postagem e uma sugestão de atividade de leitura na perspectiva discursiva. A Teoria Dialógica da Linguagem, do Círculo de Bakhtin, serve de arcabouço teórico. Tratando-se de método, selecionamos do Twitter uma cena enunciativa e recortes de seguidores que comentaram tal postagem. Sobre os resultados, sublinhamos que cumprimos com o papel de oferecer a estudiosos da linguagem uma análise de cenas enunciativas em rede social numa concepção dialógico-discursiva de ensino de leitura e uma sugestão de trabalho formativo.

 

Palavras-chave: Interação discursiva. Twitter. Ensino de Língua Portuguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Références

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzavetan Todorov; introdução do russo Paulo Bezerra. 6. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.

BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo, Contexto, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SOBRAL, A. Dialogismo e interação. In: Do dialogismo ao gênero - as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009, p. 21-46.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019.

VOLÓCHINOV. V. N. A interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterine Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

XAVIER, M. M. Educomunicação: um campo de formação para a prática de leituras dialógico-discursivas. In: XAVIER, M. M. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020, p. 75-120.

XAVIER, M. M; ALMEIDA, M. F. Relações dialógicas em rede social: por um ensino discursivo de leitura. In: Revista Letra Magna. v. 16. n. 25. 2020, p. 1442-1460.

Téléchargements

Publié-e

2022-05-09