A CULTURA DIGITAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS:

POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Auteurs-es

  • Jucileide Maria Cândido UFCG - PPGLE

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p271-290

Résumé

Este artigo parte da questão-problema: como a cultura digital está sendo contemplada em um livro didático de português (LDP) do Ensino Médio? Dentre seus objetivos, busca-se analisar a abordagem da cultural digital no tocante a concepção de língua adotada por um livro didático. A metodologia se fundamenta no paradigma de base qualitativa, de natureza interpretativista e tipologia documental. O corpus para geração de dados foi um LDP aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD – 2021). A Teoria Dialógica da Linguagem, do Círculo de Bakhtin, supriu o arcabouço teórico. Os resultados apontaram que a abordagem da cultura digital foi uma constância na obra, pautando-se na interação. No entanto, há uma limitação nas abordagens didáticas que exploram o fator interação, esquecendo-se do alcance que elas absorvem, o que acreditamos que aproximaria ainda mais a reflexão sobre a língua no que toca aos processos de comunicação social.

Palavras-chave: Livro Didático de Português. Cultura digital. Linguagem. Ensino.

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Publié-e

2022-05-09