ARGUMENTAÇÃO E POLÊMICA NA ESCOLA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Auteurs-es

  • Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ananias Agostinho da Silva

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p73-97

Mots-clés :

Ensino., Argumentação., Polêmica., Documentos Normativos.

Résumé

Este trabalho, recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IFRN), abordando o ensino da argumentação e da modalidade argumentativa polêmica na escola pública. O objetivo deste artigo é empreender uma reflexão sobre o atual panorama do ensino da argumentação e da polêmica na escola pública brasileira, com base em dois documentos orientadores do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Respaldamo-nos na concepção alargada de argumentação de Amossy (2017), que, partindo de uma articulação da Nova Retórica com a Análise do Discurso, supõe uma abordagem modular da argumentação. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com foco descritivo e interpretativo. Consideramos que embora a escola enfrente polêmicas de diversas origens, carece de estratégias para abordá-las, os documentos orientadores apontam para a necessidade de aprimoramento pedagógico para lidar com as funções sociais da polêmica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Références

ABREU, A. S. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

AMOSSY, Ruth. A apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto. 2017.

AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, Sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 119-144.

AMOSSY, Ruth. As modalidades argumentativas do discurso. In: LARA, G.; MACHADO, I.; EMEDIATO, W. (Orgs.). Análises do discurso hoje. v. 01. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 231-254.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – anos finais. Brasília: MEC, 2018.

BRITO, Mariza Angélica Paiva; SILVA, Ananias Agostinho da; FARIA, Maria da Graça dos

Santos. A complexidade textual na dinâmica argumentativa. Revista Investigações,

Recife/PE, v. 33, Nº especial, Texto: gêneros, interação e argumentação - III Workshop de

Linguística Textual, p. 27 - 44, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.

LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M.C. (Orgs.) Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011

PLANTIN, C. A argumentação: História, teorias, perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, R. M. A construção da argumentação oral em contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

RIO GRANDE DO NORTE. SEEC - Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Natal, 2021. Disponível em: < http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000278463.PDF> Acesso em: 20 ago. 2022.

SILVA, Ananias Agostinho da. A argumentação em textos escritos por crianças em fase inicial do Ensino Fundamental. 132 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL). Pau dos Ferros: UERN, 2012.

SILVA, Ananias Agostinho da; BRITO, Mariza Angélica Paiva. (2022). Referenciação e

valores em textos polêmicos. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E

Argumentação, 22(1), 38-60. https://doi.org/10.47369/eidea-22-1-3326 Disponível em:

<https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3326/2241>. Acesso em: 10 jan.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e