O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PROPOSTA DE MATERIAL AUTÊNTICO PARA ENSINO DE PLE

Autores

  • Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro NUPPLE - IP PUC SP
  • Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro

Palavras-chave:

anúncio publicitário, ensino, PLE.

Resumo

Este artigo trata do ensino de Português Língua Estrangeira, com enfoque interculturalista. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua considera também a cultura. Entretanto, os recursos didáticos disponíveis deixam lacunas em relação a este tópico.  É proposto aqui o uso de texto publicitário em sala de aula, por apresentar valores culturais implícitos.  Há, entretanto, a necessidade de cuidados na seleção e de metodologia de análise em sua leitura. Foram realizadas pesquisas em textos-anúncios publicados em revistas e meios eletrônicos.  Os resultados indicam: 1. a seleção do material autêntico deve levar em conta a presença de temas relativos à cultura brasileira; 2. o texto multimodal permite leituras de acordo com procedimentos analíticos da ACD e da Semiótica Social; 3. os anúncios publicitários apresentam implícitos culturais brasileiros relacionados a religiosidade e gênero. Assim, confirma-se a adequação do texto publicitário como recurso didático para ensino de PLE.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro, NUPPLE - IP PUC SP

Professora de Português Língua Estrangeira.

Doutorado em Língua Portuguesa, pela PUC - SP

Mestrado em Língua Portuguesa, pela PUC - SP

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Português Língua Estrangeira