DO DADO AO NOVO NA AULA DE LEITURA

a argumentação em pronunciamento oficial do Ministério da Saúde para o combate à dengue

Autores

  • Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Antonio Lemes Guerra Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p98-112

Palavras-chave:

Ensino de LP, Leitura, Argumentação, Discurso político, Pronunciamento oficial

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta para o ensino de leitura a partir da análise da argumentação presente em um pronunciamento oficial do Ministério da Saúde sobre o combate à dengue. Mobilizando conceitos teóricos relacionados à argumentação e ao discurso político, busca-se contextualizar o gênero discursivo “pronunciamento oficial”, evidenciando a relevância da abordagem de textos político-argumentativos na Educação Básica, em consonância com as orientações da BNCC. A proposta, em linhas gerais, visa ilustrar a professores um meio de promover a capacidade dos alunos de analisar criticamente textos argumentativos, além de estabelecer condições para o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã dos estudantes.

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Biografia do Autor

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL). Integrante dos Grupos de Pesquisa Protexto (UFC) e Texto, Escrita e Leitura (PUC/SP).

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2024-08-19

Edição

Seção

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e