<strong>LABORATÓRIOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D: ANATOMIA HUMANA EM METAVERSO, UMA PROPOSTA EM IMMERSIVE LEARNING</strong>

Authors

  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Keywords:

laboratórios digitais virtuais em 3D, immersive learning, aprendizagem, anatomia

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa interdisciplinar e interinstitucional no âmbito da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior - RICESU. O problema da pesquisa consistiu em compreender como poderiam ser desenvolvidos os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos de Anatomia Humana na perspectiva do immersive learning, utilizando Metaversos. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fez uso da Netnografia. Os dados emergiram das interações dos participantes (discentes e docentes de disciplinas de Anatomia Humana), nos diferentes espaços tecnológicos digitais, utilizando como instrumentos: observações, registros textuais, orais e gráficos, autoavaliação, questionários e entrevistas. Para organizar e analisar os dados foi utilizado o NVivo na perspectiva da análise de conteúdo.  Como principais resultados, encontramos que os sistemas modelados em 3D facilitaram a atribuição de significado a conceitos e processos vinculados aos diferentes sistemas. Essa imersão, associada à gamificação, propiciou um maior envolvimento dos discentes nos conceitos. Assim, experiências em i-Learning podem enriquecer contextos de aprendizagem em Anatomia, compondo ambientes híbridos na perspectiva da multimodalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Published

2014-12-24

Issue

Section

Artigos