<strong>LABORATÓRIOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D: ANATOMIA HUMANA EM METAVERSO, UMA PROPOSTA EM IMMERSIVE LEARNING</strong>

Autores/as

  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Palabras clave:

laboratórios digitais virtuais em 3D, immersive learning, aprendizagem, anatomia

Resumen

O artigo apresenta uma pesquisa interdisciplinar e interinstitucional no âmbito da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior - RICESU. O problema da pesquisa consistiu em compreender como poderiam ser desenvolvidos os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos de Anatomia Humana na perspectiva do immersive learning, utilizando Metaversos. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fez uso da Netnografia. Os dados emergiram das interações dos participantes (discentes e docentes de disciplinas de Anatomia Humana), nos diferentes espaços tecnológicos digitais, utilizando como instrumentos: observações, registros textuais, orais e gráficos, autoavaliação, questionários e entrevistas. Para organizar e analisar os dados foi utilizado o NVivo na perspectiva da análise de conteúdo.  Como principais resultados, encontramos que os sistemas modelados em 3D facilitaram a atribuição de significado a conceitos e processos vinculados aos diferentes sistemas. Essa imersão, associada à gamificação, propiciou um maior envolvimento dos discentes nos conceitos. Assim, experiências em i-Learning podem enriquecer contextos de aprendizagem em Anatomia, compondo ambientes híbridos na perspectiva da multimodalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Publicado

2014-12-24

Número

Sección

Artigos