Plan educativo individualizado para estudiantes sordos orales utilizando tecnología auditiva
material informativo para logopedas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e70012Palabras clave:
Pérdida auditiva, Integración escolar, Educación especial, Dispositivos de autoayudaResumen
Este estudio metodológico tuvo como objetivo desarrollar un material informativo sobre el Plan Educativo Individualizado (PEI), orientado al trabajo de los fonoaudiólogos con estudiantes sordos orales que utilizan tecnología auditiva. La investigación se llevó a cabo en dos etapas: una revisión bibliográfica integradora y la elaboración de un libro electrónico informativo. La revisión se realizó en las bases de datos PubMed y la Biblioteca Virtual de Salud, y arrojó inicialmente 92 estudios. Tras la revisión y lectura completa, se incluyeron cinco artículos que no abordaban directamente el PEI, pero que brindaban apoyo en prácticas educativas con estudiantes sordos orales, lo que evidencia una brecha en la literatura sobre el PEI para este público objetivo, especialmente para aquellos que utilizan tecnologías auditivas. Con base en estos hallazgos, se desarrolló un libro electrónico según los parámetros del Material Gráfico Inclusivo en Salud, que abarca la evaluación diagnóstica, el establecimiento de objetivos y las estrategias educativas. El material propuesto busca cubrir una brecha práctica, permitiendo a los fonoaudiólogos actuar con mayor eficacia en la construcción del PEI y promover la equidad educativa para los estudiantes sordos orales en el entorno escolar.
Descargas
Citas
Costa DDS, Schmidt C, Camargo SPH. Plano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo para a inclusão de alunos com autismo. Rev Bras Educ [Internet]. 2023; 28: e280098.Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280098
Rocha MG de S da, Pletsch MD. O atendimento educacional especializado (AEE) para alunos com múltiplas deficiências frente às políticas de inclusão escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas. RevistAleph [Internet]. 2013 dez [citado 13 jan. 2025]; (20). Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/38991
Las necesidades educativas especiales de los alumnos/as con deficiencia auditiva. RIAI [Internet]. 2018 set. 30 [citado 28 abr. 2025]; 4(3). Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4338
Tannús-Valadão G. Inclusão escolar e planejamento educacional individualizado: avaliação de um programa de formação continuada para educadores [dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/items/0cb1bdad-fa96-4e38-9412-fc829b3f2154
Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm [Internet]. 2008Oct;17(4): 758–64. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Medina C. Materiais gráficos inclusivos na área da saúde: avaliação e contribuições do Design em sua concepção [tese]. Bauru: Universidade Estadual Paulista; 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/216129
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba. Conhecimentos necessários para elaborar o Plano Educacional Individualizado - PEI. Rio Pomba; 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570204
Tannús-Valadão G. Planejamento Educacional Individualizado na Educação Especial: Propostas oficiais na Itália, França, Estados Unidos e Espanha. [dissertação de mestrado]; São Carlos. Universidade Federal de São Carlos; 2010.Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/items/a46458aa-de9b-4b56-ad33-41a9dc863e5e
Brasil. Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010. Dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame de emissões otoacústicas evocadas. Diário Oficial da União [Internet]. 2010 ago 3 [citado 2025 jan 13]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12303.htm
Brasil. Lei nº 14.768, de 22 de dezembro de 2023. Dispõe sobre a definição de deficiência auditiva e estabelece valor referencial da limitação auditiva. . Diário Oficial da União [Internet]. 2023 dez 22 [citado 2025 jan 13]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14768.htm
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União [Internet]. 1996 dez 20 [citado 2025 jan 13]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Diário Oficial da União [Internet]. 2008 set 17 [citado 2025 jan 13]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html
Ministério da Educação (BR). Diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: MEC; 2009.
Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União [Internet]. 2015 jul 6 [citado 2025 jan 13]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Silva GL da, Camargo SPH. Revisão integrativa da produção científica nacional sobre o Plano Educacional Individualizado. Rev. Educ. Espec. [Internet]. 28 set. 2021 [citado 27 abr. 2025]; 34: e49/1-23. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66509
Pereira DM, Nunes DR de P. Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Rev. Educ. Espec. [Internet]. 9º de outubro de 2018 [citado 27 de abril de 2025]; 31(63): 939-60. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33048
Goran L, Harkins Monaco EA, Yell ML, Shriner J, Bateman D. Pursuing academic and functional advancement: goals, services, and measuring progress. Teach Except Child. 2020; 52(5): 333–43. Disponível em. https://doi.org/10.1177/0040059920919924
Rabelo GRG, Melo LPF de. Orientação no processo de reabilitação de crianças deficientes auditivas na perspectiva dos pais. Rev CEFAC. 2016;18(2): 362–8. Disponível em: doi: 10.1590/1982-021620161821251
Pieczkowski TMZ. Um relato da educação de estudantes surdos no município de Chapecó (SC). Psicol Esc Educ. 2021; 25: e224756. Disponível em: doi: 10.1590/2175-35392021224756
Silva CM da, Silva DS da, Monteiro R, Silva DNH. Inclusão escolar: concepções dos profissionais da escola sobre o surdo e a surdez. Psicol Cienc Prof. 2018; 38(3): 465–79. Disponível em: doi: 10.1590/1982-37030002652017
Fiorini MLS, Manzini EJ. Estratégias de professores de educação física para promover a participação de alunos com deficiência auditiva nas aulas. Rev Bras Educ Espec. 2018; 24(2):183–98. Disponível em: doi: 10.1590/S1413-65382418000200003
Nunes S da S, Saia AL, Silva LJ, Mimessi SD. Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues? Psicol Esc Educ. 2015;19(3):537–45. Disponível em: doi: 10.1590/2175-353920150193892
Silva CM da, Silva DNH e, Silva RC da. Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes. Psicol Estud. 2014;19(2): 261–71. Disponível em: doi: 10.1590/1413-737222245009
Lira ECS de, Queiroga BAM de, Cordeiro AA de A. Processo de inclusão escolar de usuários de implante coclear. Rev Bras Educ Espec [Internet]. 2024; 30: e0091. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0091
Silva, J. B. da, & Fidêncio, V. L. D. (2021). Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular. Journal Health NPEPS, 6(2), 122-136. Disponível em: https://doi.org/10.30681/252610105469
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Julliane Oliveira Marani, Larissa de Almeida Carneiro, Camila Medina, Aline Roberta Aceituno da Costa, Thaís Corina Said de Angelo, Adriane Lima Mortari Moret , Natália Barreto Frederigue-Lopes, Regina Tangerino de Souza Jacob

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.




