RESIGNIFICANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM ALUNOS “EM DIFICULDADE” DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • NATÁLIA COELHO SOARES
  • SILVIA DIAS ALCÂNTARA MACHADO

Mots-clés :

operações com números naturais, aluno em dificuldade, 8o ano do Ensino Fundamental, ábaco, calculadora com impressora

Résumé

Este artigo apresenta a parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo
investigar se e como, um aluno do 8o ano do ensino fundamental, apresentando
dificuldades na resolução de atividades matemáticas envolvendo operações com os
números naturais, aprofunda seus conhecimentos, quando lhe é dada a oportunidade
do uso de tecnologias não usuais em sala de aula. Para a coleta de dados, foram
realizados cinco encontros com o aluno. Concluiu-se que a introdução das
tecnologias não usuais, como o ábaco e a calculadora com impressora possibilitaram
o aprofundamento e a consequente ressignificação das concepções desse aluno sobre
as operações dos números naturais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2017-01-31

Comment citer

SOARES, N. C., & MACHADO, S. D. A. (2017). RESIGNIFICANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM ALUNOS “EM DIFICULDADE” DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2), 24–36. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31637

Numéro

Rubrique

Artigos