MODELAGEM MATEMÁTICA, JOGOS E TECNOLOGIAS: Explorando Algumas Metodologias de Ensino em um Curso de Formação Continuada de Professores de Matemática

Auteurs

  • Jonatan Ismael Eisermann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0001-8884-3480
  • Milena Carla Seimetz
  • Neila Carolina Marchiori
  • Rosangela Cristina da Costa Braido
  • Julhane Alice Thomas Schulz

Mots-clés :

Formação Continuada, Professores de Matemática, Modelagem Matemática, Jogos, Tecnologias.

Résumé

A formação continuada deve configurar um processo contínuo e intermitente na atuação profissional docente, tendo em vista as constantes mudanças vivenciadas no contexto educativo. Atualmente, a utilização de recursos e metodologias de ensino diversificadas em sala de aula tem consolidado importantes meios de cativação da atenção discente e do desenvolvimento de competências essenciais para sua formação integral. Especificando-se à disciplina de matemática, as metodologias de Modelagem Matemática, Jogos e Tecnologias, mostram-se importantes aliadas ao processo de ensino, uma vez que podem propiciar um ambiente de instigação da capacidade inventiva dos educandos, frente a um contexto fortemente influenciado pelas tecnologias. Pensando em apresentar as fundamentações e potencialidades das metodologias supracitadas para um grupo de professores de matemática da Educação Básica, participantes de uma formação continuada ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa, organizou-se uma oficina que integrasse os conceitos em foco e propusesse o aperfeiçoamento da prática docente dos envolvidos. O estudo trata, desta forma, de uma abordagem qualitativa baseada na experiência vivenciada, e evidenciou as potencialidades da utilização dessas metodologias diferenciadas nos processos de ensino e aprendizagem de matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ANTÔNIO, J. C. Uso Pedagógico do telefone móvel (Celular). Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogica-do-telefone-movel-celular/> Acesso em 01 dez. 2018.

BASSANEZI, R. C. Ensino–aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017.

D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003.

KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Téléchargements

Publiée

2019-04-27

Comment citer

Eisermann, J. I., Seimetz, M. C., Marchiori, N. C., Braido, R. C. da C., & Schulz, J. A. T. (2019). MODELAGEM MATEMÁTICA, JOGOS E TECNOLOGIAS: Explorando Algumas Metodologias de Ensino em um Curso de Formação Continuada de Professores de Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(1), 84–114. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emd/article/view/41233

Numéro

Rubrique

Artigos