O discurso coletivo dos licenciados em matemática sobre o uso das tecnologias digitais

Auteurs

Mots-clés :

Tecnologias digitais, Formação inicial, Identidade professoral, Cultura docente.

Résumé

O texto apresenta os resultados oriundos de uma pesquisa oriunda do Programa de Pesquisa na Licenciatura, com o título do projeto “Que cultura é essa? As tecnologias digitais e a constituição da identidade professoral”. Esta pesquisa buscou olhar para a formação de professores e identificar elementos que constituem a identidade professoral na formação inicial e continuada. Além disso, tentamos identificar metodologias diferenciadas para o ensino de matemática no contexto das tecnologias digitais. Para o estudo enviamos um questionário através do Google Formulários contendo 5 questões a 5 professores formados em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal da Grande Dourados nos anos de 2015 e 2016 e que, além disso, trabalham na rede pública de ensino da cidade de Dourados – MS. Para análise de dados, utilizamos o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com a pesquisa mostrou-se necessário olharmos para a nossa própria formação, olhar a cultura que se estabelece nos cursos de formação de professores de matemática. Por fim, ficou notório que a cultura professoral é modificada no seu centro, ou seja, no ato de educar, quando há a presença das tecnologias e quando há o seu uso para a potencialização do ensino.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Victor Ferreira Ragoni, UFMS, Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - MS). Membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/UFGD/CNPq e do Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática. Pesquisando principalmente os temas de tecnologias digitais móveis, tecnologias digitais, formação inicial de professores no contexto do uso das tecnologias digitais, formação inicial de futuros docentes em matemática e tecnologias digitais nos contextos educativos e tecnologias digitais na educação matemática.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, UFGD; Professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Tiago Dziekaniak Figueiredo é Professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET; Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências pela mesma instituição e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq e do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao IMEF da FURG. É membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Formação de Professores - GEPPEF/UEMS-UFGD. Atua nas áreas de metodologias para o uso das tecnologias digitais, Formação de professores, ensino de Matemática e interdisciplinaridade.

Références

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da informação, v. 29, n. 2, p. 7-15, 2000.

BETTEGA, M. H. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 116).

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagem da Docência em Espaços Institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. In: PRYJMA, M. F.; OLIVEIRA, O. S. O Desenvolvimento Profissional Docente em Discussão. p. 63-77, Curitiba/PR: Ed. UFTPR, 2016.

__________. O bom professor e a sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FIGUEIREDO, T. D. Os Professores de matemática e as Tecnologias Digitais: Uma Cultura Docente em Ação. 2015. 90p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2015.

__________. Professores formadores e os licenciandos em matemática: o enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em um rede fechada de conversações. 2019. 186p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2019.

FIGUEIREDO, T. D.; SALMASIO, J. L.; RAGONI, V. F. Um discurso sobre as tecnologias digitais na formação de professores de matemática. In: Ensino da Matemática em Debate. V. 4, n. 2, p. 145-160, 2017.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias. Papirus editora, 2008.

LEFÈVRE, F. Discurso do Sujeito Coletivo: nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. São Paulo: Andreoli, 2017.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Novos Instrumentos no Contexto da Pesquisa Qualitativa. In: LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C.; TEIXEIRA, J. J. V. (Org.) O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. p. 11-35, Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

______. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Libre Livro Editora, 2005.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. 3ª ed. rev. – Campinas, SP; Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores)

RODRIGUES, S. C. Rede de Conversação Virtual: Engendramento Coletivo-Singular na Formação de Professores. 2007. 150p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2007.

SANCHO, J. M. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M. et al. (Org.) Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre/RS: Artmed, 2006.p. 15-41.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. 2ª Reimpressão. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.

Téléchargements

Publiée

2020-12-29

Comment citer

Ragoni, V. F., & Figueiredo, T. D. (2020). O discurso coletivo dos licenciados em matemática sobre o uso das tecnologias digitais. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 170–187. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emd/article/view/49037

Numéro

Rubrique

Artigos