LINS, VOCÊ POR AQUI?! O MONSTRO DA MATEMÁTICA ENCONTRA A PEDAGOGIA

Auteurs

Mots-clés :

Monstro, Pedagogia, Oficina, Desenho, Encontro.

Résumé

Entre os arrepios, paixões e provocações de monstros matemáticos, nós, pedagogos, produzimos esse estudo. O desejo consistiu em acompanhar como processos de reflexão sobre monstros matemáticos junto com os licenciandos em Pedagogia entram em funcionamento na composição de modos de pensar nossas relações com a Matemática. Para essa composição, elaboramos o dispositivo-oficina Narrar-me-ei, em que cada sujeito desenhava seu monstro matemático e o expunha para o coletivo. Após esse processo, discutimos dois textos sobre Educação Matemática e compomos um Espaço Amostral – local de atualizar ideias, pensamentos e metas para o trabalho docente. Nossas atualizações permitiram considerar que o encontro com o nosso passado, o outro e a vontade de docência criam modos diversificados e inventivos de ser educador matemático.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

João Carlos Pereira de de Moraes, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Doutorado em Educação - USP

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC

Licenciado em Matemática (UENP)

Licenciado em Pedagogia - UEM

Références

D‘AMBRÓSIO, Ubiratan et al. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005.

D‘AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, SP, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.

DELEUZE, G. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil p. 1-38. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção do cartógrafo. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 32-51.

KING, S. O iluminado. Rio de Janeiro: Editora Record, 1977.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação – entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, M.V. (Org) Caminhos Investigativos – novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre. Ed. Meditação, 2002.

LINS, R. C. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PASSOS, E; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa intervenção. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 17-31.

Téléchargements

Publiée

2021-10-21

Comment citer

de Moraes, J. C. P. de. (2021). LINS, VOCÊ POR AQUI?! O MONSTRO DA MATEMÁTICA ENCONTRA A PEDAGOGIA. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 58–72. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emd/article/view/51358

Numéro

Rubrique

Artigos