Contribuições da literatura infantil para mediar a compreensão da noção de medida nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Auteurs

Mots-clés :

Narrativa, Literatura, Ensino Fundamental, Medida, Analogia

Résumé

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) destacam que o tema ‘Grandezas e Medidas’ apresenta forte relevância social, cultural, científica e de atuação para o campo profissional. Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida o texto narrativo advindo dos livros da literatura pode contribuir para mediar a compreensão da noção de medida no 5º ano do Ensino Fundamental. Nosso referencial teórico se situou em Feriguetti;Lucas (2011) e Machado (2011), autores que ressaltam a importância da exploração das conexões da Língua Materna e Matemática para o trabalho didático em sala de aula. A metodologia consistiu na escolha de um texto proveniente da literatura para pré-adolescentes e na aplicação de uma atividade situada sobre as peripécias do personagem principal da ação, no entorno social das crianças. A partir das interpretações do texto em linguagem natural e em registro figural percebemos que as crianças vivenciaram qualitativamente, pelo uso de analogias, a essência da noção Matemática da operação de medir, pela efetivação de comparações entre algumas características dos personagens da narrativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ARROJO, R.; RAJAGOPALAN, K. O ensino da leitura e a escamoteação da ideologia. In: ARROJO, R (org). O Signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas, SP: Pontes, 2003.

BARROS, R. M. O.; SAMPAIO, H. R. O conhecimento matemático sobre os descritores ‘espaço e forma’ de licenciandos em um curso de pedagogia na modalidade a distância: resultados parciais. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.3, n.4, jan.-jun. 2014.

BORASI, R.; SIEGEL, M. Reading Counts: Expanding the Role of Reading in Mathematics Classrooms. New York, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irmã. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: ArtMed, 1996, Cap. 4, p. 48-72.

BRUNSTEIN, R. L.; SETUBAL, M. A.; CORREA, A. C.; BRUNSIZIAN, I. Alunos Leitores e Escritores: Produção de Texto em sala de aula. In: CENPEC. Oficinas de Matemática e de Leitura e de Escrita. São Paulo: Editora Plexus, 1995, p. 45-102.

CALVINO, Í. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

CALDAS AULETE. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Lexikon Editora, 2011.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 5. ed. Portugal: Lisboa, 1970.

CARRASCO, H. M. Leitura e escrita na Matemática. In: IARA, C. B. et al. (org.). Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas, 4. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade /UFRGS, 2001, p.175-189.

CUNHA, A. V.; MONTOITO, R. A construção do conceito de número através da Literatura Infantil, de acordo com as proposições da BNCC. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, 2021, p. 1-13.

DEVLIN, K. O gene da Matemática: o talento para lidar com números e a evolução do pensamento matemático. Trad. Sérgio Moraes Rego. Rio de Janeiro: Record, 2004.

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão. In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. 2. ed. Campinas: Papirus Editora, 2015. Cap. 1, p.11 – 34.

FERIGUETTI, K. M.; LUCAS, T. M. L. Onde está o problema para resolver problemas: capacidade leitora e linguagem matemática. 2011. II CNEM.

FICHTNER, B. Introdução na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e seus Colaboradores, 2010. Disponível em: <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/ agenda_eventos/ docente/PDF_SWF/226Reader%20Vygotskij.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2020.

FONSECA, M. C. F.; CARDOSO, C. A. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática, Matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 63- 76.

GINZBURG, C. Estranhamento: Pré-história de um procedimento literário. In: Olhos de Madeira: Nove Reflexões sobre a distância. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

GOMES, L. P. S.; NORONHA, C. A. Leitura e escrita na Matemática: orientações dos parâmetros curriculares nacionais. In: XI ENEM, 2013.

GÓMEZ-GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e Matemática. São Paulo: Ática, 1997.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

KLEIMAN, Â. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6ª Ed. Campinas: Pontes, 1999.

MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna: uma análise de uma impregnação mútua. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2011.

_______________. Matemática e Realidade: das concepções às ações docentes. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

_______________. Sobre a ideia de competência. FEUSP: SEED, 2006. Disponível em: . Acesso em 14 jan. 2019.

MANDARINO, M. C. F. Que conteúdos da Matemática escolar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental priorizam? In: Anais ... XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

MANECHINE, S. R. S.; CALDEIRA; A. M. A. A estimativa na construção de conceitos científicos: da teoria vigotskiana à prática. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.

MEIRA, J. L.; DA SILVEIRA, M. R. A. Interface da leitura e escrita na Matemática: considerações sobre alfabetização, letramento e numeramento a partir do INAF na produção textual em Matemática, 2011. II CNEM.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

NICODELIS, G. L. De Passo em Passo. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1995.

OLIVEIRA, E. F. Analogias e Metáforas como Recursos Didáticos para o Ensino da Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). CEFET- MG. Disponível em: <http://www.et.cefetmg.br/index.php?codigo=30>. Acesso em: 16 dez. 2013.

PAULA, M. K. B. de. Programa Pró-letramento Matemática: uma abordagem de grandezas e medidas com inserção dos temas transversais. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação para as Ciências) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.

PEREZ, M. Grandezas e Medidas: representações sociais de professores do Ensino Fundamental. 2008. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2008.

PIRES, A. C. R. Grandezas e medidas nos anos iniciais do ensino fundamental: um mapa das pesquisas brasileiras em periódicos científicos entre 2011 e 2020. 2021. 100f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2021.

RANIERI, T. L. S. Questões de compreensão nos livros didáticos de Matemática: do texto verbal ao não verbal. In: Anais ... Abralin, 2009, p. 2907-2912.

SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática/ Ensino Fundamental (ciclo II) e Médio. São Paulo: SEE, 2008.

SMOLE, K. C. S.; CÂNDIDO, P. T.; STANCANELLI, R. Matemática e Literatura Infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.

VECE, J. P.; CURI, E.; SANTOS, C. A. B. Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as Grandezas e Medidas no Ciclo de Alfabetização. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.3, p. 302-327, 2017.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Téléchargements

Publiée

2022-06-20

Comment citer

Pommer, W. M. . (2022). Contribuições da literatura infantil para mediar a compreensão da noção de medida nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 67–84. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emd/article/view/55800

Numéro

Rubrique

Artigos