Da Etnomatemática à Etnomodelagem: caminhos entre êmico e o ético em um diálogo baseado na alteridade a partir da cultura Umbundu/Bié-Angola

Auteurs

  • Ezequias Cassela Escola Superior Pedagógica do Bié
  • Ana Lúcia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mots-clés :

Etnomatemática, Etnomodelagem, Ensino da Geometria Plana, Problemas isoperimétricos, Ondjango

Résumé

O presente artigo objetiva apresentar uma atividade conducente à promoção de um diálogo entre os saberes da cultura do povo étnico-linguístico Umbundu, que se encontra localizado no centro de Angola, na província do Bié, e os saberes acadêmicos. Busca-se promover tal diálogo por meio da Etnomodelagem, a qual se baseia na alteridade, respeito pelas diferenças e valorizações mútuas. A referida atividade consistiu-se mediante a interpretação de uma matemática tácita, atrelada à prática cultural, a qual foi alvo de uma releitura com base na Matemática acadêmica.  Os resultados revelam o potencial de processo de ensino e aprendizagem que dialoga com as diferentes culturas, opondo-se à perspectiva epistemológica eurocêntrica baseada em uma racionalidade única e totalitária. Por fim, registra-se que investir no desenvolvimento de atividades dessa natureza contribuem para a interlocução entre o saber escolar e o saber cultural.

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Biographie de l'auteur

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003) e Livre Docente (2022), todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021) e (2022-2024). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2014-2017) e (2020-2023). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022) e (2022-2023). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP.

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Webgrafia: History of Science em 2020, link: https://youtu.be/kUCNDK7DeKs

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Publiée

2024-10-24

Comment citer

Cassela, E., & Manrique, A. L. (2024). Da Etnomatemática à Etnomodelagem: caminhos entre êmico e o ético em um diálogo baseado na alteridade a partir da cultura Umbundu/Bié-Angola. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 120–144. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emd/article/view/65466

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Artigos