Explorando introduções de artigos acadêmicos de uma comunidade de prática da paleontologia por meio da análise de gêneros
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68659Palavras-chave:
Artigos científicos, Inglês para Fins Acadêmicos, PaleontologiaResumo
Paleontologia é a ciência que estuda o processo evolutivo das espécies que habitaram o planeta Terra no passado. Na região central do estado do Rio Grande do Sul, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) desempenha um papel fundamental nas pesquisas paleontológicas. O presente estudo investiga a organização retórica das seções de Introdução de 22 artigos acadêmicos escritos em inglês e publicados pelos membros do CAPPA/UFSM. As seções foram analisadas com base no modelo CARS de Swales (1990; 2004; Swales; Feak, 2012). Os resultados apontam que a amostra investigada segue uma organização geral de introduções em artigos acadêmicos, o que reforça o caráter “obrigatório” desses movimentos e passos, previstos no modelo CARS. Além disso, encontramos variações em relação aos movimentos e passos, revelando assim algumas características específicas da disciplina de Paleontologia, representada nos artigos acadêmicos do CAPPA/UFSM.
Downloads
Metrics
Referências
ARGAMON, Shlomo; DODICK, Jeff. Conjunction and modal assessment in genre classification: a corpus-based study of historical and experimental science writing. In: AAAI Spring Symposium on Attitude and Affect in Text, 2005, Stanford. Annals [...] Stanford: Universidade de Stanford, 2005. Available at: https://www.aaai.org/Papers/Symposia/Spring/2004/SS-04-07/SS04-07-001.pdf. Access on Oct. 9, 2024.
ARGAMON, Shlomo; KOPPEL, Moshe. The rest of the story: finding meaning in stylistic variation. In: ARGAMON, Shlomo.; BURNS, Kevin; DUBNOV, Shlomo. (ed.). The structure of style: algorithmic approaches to understanding manner and meaning. Berlin: Springer, 2010. p. 79-112. Available at: https://www.researchgate.net/publication/253250805_The_Rest_of_the_Story_Finding_Meaning_in_Stylistic_Variation. Access on Oct. 9, 2024.
ATAI, Mahmood Reza; HABIBIE, Pejman. Genre analysis of applied linguistics research article introductions: Exploring sub-disciplinary variations. Taiwan International ESP Journal, v. 4, n. 1, p. 25-38, 2012. Available at: https://www.researchgate.net/publication/282176293_Genre_Analysis_of_Research_Article_Introductions_across_ESP_Psycholinguistics_and_Sociolinguistics. Access on Oct. 09, 2024.
BHATIA, Vijay Kumar. Applied genre analysis: A multi-perspective model. Ibérica, n. 4, p. 3-19, 2002. Available at: https://www.researchgate.net/publication/28185101_Applied_genre_analysis_A_multi-perspective_model. Access on Oct. 9, 2024.
CALIXTO, Bruno. Como “Jurassic Park” Iniciou Uma era de ouro no estudo dos dinossauros. Época, 2005. Available at: https://epoca.oglobo.globo.com/vida/noticia/2015/06/como-jurassic-park-iniciou-uma-era-de-ouro-no-estudo-dos-dinossauros.html. Access on July 18, 2023.
CERVO, Nathieli Cipolat (2021). As descobertas do CAPPA/UFSM na perspectiva da Sistêmico-Funcional: uma análise de títulos de artigos acadêmicos em língua inglesa. Seminário do Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos, II. In ResearchGate. Available at: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.25437.49129. Access on July 19, 2023.
CERVO, Nathieli Cipolat (2023). Análise de gênero e EAP: a configuração de um artigo científico do CAPPA. Revista Ícone. Available at: https://www.revista.ueg.br/index.php/icone/article/view/13365. Access on July 19, 2023.
CESIRI, Daniela. Knowledge dissemination in paleontology. A case study from the animated series "Dinosaur Train". In: MACI, Stefania M. Representing and redefining specialised knowledge: variety in LSP. 1. ed. Bérgamo: Universidade de Bérgamo, 2019. p. 223-244. Available at: https://www.researchgate.net/publication/339627351_Knowledge_Dissemination_in_Paleontology_A_Case_Study_from_the_Animated_Series_Dinosaur_Train. Access on Oct. 09, 2024.
COSTA, Jhully. Geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul São Reconhecidos Pela UNESCO. GZH, 2023. Available at: https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2023/05/geoparques-da-quarta-colonia-e-de-cacapava-do-sul-sao-reconhecidos-pela-unesco-cli1mewsw0008016xusiwv1he.html. Access on July 20, 2023.
CUNHA, Lucca; FRANCISCHINI, Heitor. Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto, c2022. Paleontologia. Available at: https://www.ufrgs.br/museupaleonto/?page_id=689. Access on June 19, 2023.
LANGER, Max C.; RAMEZANI, Jahandar; DAROSA, Átila. U-Pb age constraints on dinosaur rise from south Brazil. Gondwana Research, v. 57, p. 133-140, 2018. Available at: https://www.researchgate.net/publication/323155458_U-Pb_age_constraints_on_dinosaur_rise_from_south_Brazil. Access on Oct. 09, 2024.
LU, Xiaofei; YOON, Jungwan; KISSELEV, Olesya. Matching phrase-frames to rhetorical moves in social science research article introductions. English for Specific Purposes, v. 61, p. 63-83, 2021. Available at: https://www.researchgate.net/publication/344824448_Matching_phrase-frames_to_rhetorical_moves_in_social_science_research_article_introductions. Access on Oct. 09, 2024.
MANZOOR, Hina; MAJEED, Aisha; MUNAF, Madiha. Genre Analysis of Civil Engineering’s Research Article Introductions. International Journal of English Linguistics, v. 10, n. 2, p. 322-330, 2020. Available at: https://www.researchgate.net/publication/339444357_Genre_Analysis_of_Civil_Engineering%27s_Research_Article_Introductions. Access on Oct. 09, 2024.
MOTTA-ROTH, Désirée. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. LETRAS, n. 17, p. 93-110, 1998.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NATTINGER, James; DECARRICO, Jeanette. Lexical Phrases and Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1992.
SWALES, John Malcolm. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, John Malcolm. Research genres: Exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
SWALES, John Malcolm; FEAK, Christine. Academic writing for graduate students. 3 ed. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.




Esta obra está licenciada com uma Licença
