Explorando introduções de artigos acadêmicos de uma comunidade de prática da paleontologia por meio da análise de gêneros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68659

Palavras-chave:

Artigos científicos, Inglês para Fins Acadêmicos, Paleontologia

Resumo

Paleontologia é a ciência que estuda o processo evolutivo das espécies que habitaram o planeta Terra no passado. Na região central do estado do Rio Grande do Sul, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) desempenha um papel fundamental nas pesquisas paleontológicas. O presente estudo investiga a organização retórica das seções de Introdução de 22 artigos acadêmicos escritos em inglês e publicados pelos membros do CAPPA/UFSM. As seções foram analisadas com base no modelo CARS de Swales (1990; 2004; Swales; Feak, 2012). Os resultados apontam que a amostra investigada segue uma organização geral de introduções em artigos acadêmicos, o que reforça o caráter “obrigatório” desses movimentos e passos, previstos no modelo CARS. Além disso, encontramos variações em relação aos movimentos e passos, revelando assim algumas características específicas da disciplina de Paleontologia, representada nos artigos acadêmicos do CAPPA/UFSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathieli Cipolat Cervo, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

PhD student in Linguistic Studies in Post-graduate Program in Language (PPGL) from Federal University of Santa Maria (UFSM).

Patrícia Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

PhD in Linguistic Studies in Post-graduate Program in Language (PPGL) from Federal University of Santa Maria (UFSM). Professor at Department of Foreign and Modern Languages at UFSM.

Referências

ARGAMON, Shlomo; DODICK, Jeff. Conjunction and modal assessment in genre classification: a corpus-based study of historical and experimental science writing. In: AAAI Spring Symposium on Attitude and Affect in Text, 2005, Stanford. Annals [...] Stanford: Universidade de Stanford, 2005. Available at: https://www.aaai.org/Papers/Symposia/Spring/2004/SS-04-07/SS04-07-001.pdf. Access on Oct. 9, 2024.

ARGAMON, Shlomo; KOPPEL, Moshe. The rest of the story: finding meaning in stylistic variation. In: ARGAMON, Shlomo.; BURNS, Kevin; DUBNOV, Shlomo. (ed.). The structure of style: algorithmic approaches to understanding manner and meaning. Berlin: Springer, 2010. p. 79-112. Available at: https://www.researchgate.net/publication/253250805_The_Rest_of_the_Story_Finding_Meaning_in_Stylistic_Variation. Access on Oct. 9, 2024.

ATAI, Mahmood Reza; HABIBIE, Pejman. Genre analysis of applied linguistics research article introductions: Exploring sub-disciplinary variations. Taiwan International ESP Journal, v. 4, n. 1, p. 25-38, 2012. Available at: https://www.researchgate.net/publication/282176293_Genre_Analysis_of_Research_Article_Introductions_across_ESP_Psycholinguistics_and_Sociolinguistics. Access on Oct. 09, 2024.

BHATIA, Vijay Kumar. Applied genre analysis: A multi-perspective model. Ibérica, n. 4, p. 3-19, 2002. Available at: https://www.researchgate.net/publication/28185101_Applied_genre_analysis_A_multi-perspective_model. Access on Oct. 9, 2024.

CALIXTO, Bruno. Como “Jurassic Park” Iniciou Uma era de ouro no estudo dos dinossauros. Época, 2005. Available at: https://epoca.oglobo.globo.com/vida/noticia/2015/06/como-jurassic-park-iniciou-uma-era-de-ouro-no-estudo-dos-dinossauros.html. Access on July 18, 2023.

CERVO, Nathieli Cipolat (2021). As descobertas do CAPPA/UFSM na perspectiva da Sistêmico-Funcional: uma análise de títulos de artigos acadêmicos em língua inglesa. Seminário do Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos, II. In ResearchGate. Available at: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.25437.49129. Access on July 19, 2023.

CERVO, Nathieli Cipolat (2023). Análise de gênero e EAP: a configuração de um artigo científico do CAPPA. Revista Ícone. Available at: https://www.revista.ueg.br/index.php/icone/article/view/13365. Access on July 19, 2023.

CESIRI, Daniela. Knowledge dissemination in paleontology. A case study from the animated series "Dinosaur Train". In: MACI, Stefania M. Representing and redefining specialised knowledge: variety in LSP. 1. ed. Bérgamo: Universidade de Bérgamo, 2019. p. 223-244. Available at: https://www.researchgate.net/publication/339627351_Knowledge_Dissemination_in_Paleontology_A_Case_Study_from_the_Animated_Series_Dinosaur_Train. Access on Oct. 09, 2024.

COSTA, Jhully. Geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul São Reconhecidos Pela UNESCO. GZH, 2023. Available at: https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2023/05/geoparques-da-quarta-colonia-e-de-cacapava-do-sul-sao-reconhecidos-pela-unesco-cli1mewsw0008016xusiwv1he.html. Access on July 20, 2023.

CUNHA, Lucca; FRANCISCHINI, Heitor. Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto, c2022. Paleontologia. Available at: https://www.ufrgs.br/museupaleonto/?page_id=689. Access on June 19, 2023.

LANGER, Max C.; RAMEZANI, Jahandar; DAROSA, Átila. U-Pb age constraints on dinosaur rise from south Brazil. Gondwana Research, v. 57, p. 133-140, 2018. Available at: https://www.researchgate.net/publication/323155458_U-Pb_age_constraints_on_dinosaur_rise_from_south_Brazil. Access on Oct. 09, 2024.

LU, Xiaofei; YOON, Jungwan; KISSELEV, Olesya. Matching phrase-frames to rhetorical moves in social science research article introductions. English for Specific Purposes, v. 61, p. 63-83, 2021. Available at: https://www.researchgate.net/publication/344824448_Matching_phrase-frames_to_rhetorical_moves_in_social_science_research_article_introductions. Access on Oct. 09, 2024.

MANZOOR, Hina; MAJEED, Aisha; MUNAF, Madiha. Genre Analysis of Civil Engineering’s Research Article Introductions. International Journal of English Linguistics, v. 10, n. 2, p. 322-330, 2020. Available at: https://www.researchgate.net/publication/339444357_Genre_Analysis_of_Civil_Engineering%27s_Research_Article_Introductions. Access on Oct. 09, 2024.

MOTTA-ROTH, Désirée. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. LETRAS, n. 17, p. 93-110, 1998.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

NATTINGER, James; DECARRICO, Jeanette. Lexical Phrases and Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1992.

SWALES, John Malcolm. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, John Malcolm. Research genres: Exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SWALES, John Malcolm; FEAK, Christine. Academic writing for graduate students. 3 ed. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2012.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Cervo, N. C. ., & Marcuzzo, P. (2025). Explorando introduções de artigos acadêmicos de uma comunidade de prática da paleontologia por meio da análise de gêneros. The Especialist, 46(1), 71–87. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68659

Edição

Seção

Artigos