PROFESSOR E ALUNO SURDOS: ESCREVENDO EM PORTUGUÊS SOB A ÓTICA DO ENSINO INTERATIVO-COMUNICATIVO DE LÍNGUAS

Autores/as

Palabras clave:

ensino e aprendizagem de escrita, escrita de língua portuguesa como segunda língua, ensino comunicativo de línguas

Resumen

Este trabalho visa analisar e descrever um processo de ensino e aprendizagem de escrita de resumos envolvendo professor e aluno surdos em contexto acadêmico, a fim de avaliar suas habilidades na produção escrita através de uma intervenção pedagógica interativa. Buscou-se o desenvolvimento da habilidade de escrita observando os aspectos desse processo que podem ser aprimorados mediante uma Abordagem Comunicativa de Ensino com um aluno surdo. O resultado da investigação revelou que por meio de tal abordagem é possível que o aluno surdo consiga aproximar suas produções escritas ao padrão do português, com características semelhantes às produções de alunos ouvintes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Carlos de OLIVEIRA, Universidade Federal de Uberlândia -UFU

Departamento: Instituto de letras e Linguística

Área: Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos; Língua Brasileira de Sinais - Libras

Publicado

2020-08-05

Cómo citar

OLIVEIRA, J. C. de. (2020). PROFESSOR E ALUNO SURDOS: ESCREVENDO EM PORTUGUÊS SOB A ÓTICA DO ENSINO INTERATIVO-COMUNICATIVO DE LÍNGUAS. Intercâmbio, 44. Recuperado a partir de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42420

Número

Sección

Artigos