Leitura de textos poéticos

da metalinguagem ao pensar alto em grupo e coconstrução de sentidos

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64785

Mots-clés :

leitura, co-construção, poemas, conversas literárias, pensar alto em grupo

Résumé

O presente artigo apresenta uma proposta dialógica e colaborativa de leitura, intitulada Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 1992, 1995, 2014, 2016), demonstrando como acontece a coconstrução de sentidos dos textos em conversas literárias. São analisados dados sobre leitura e conversa literária de um poema por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa conversa, os participantes negociam sentidos e analisam as múltiplas leituras que um texto pode suscitar, demonstrando que, ao se criar condições de interações verbais, compreensões são potencializadas, contribuindo de forma significativa para a formação do leitor.

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Bibliographies de l'auteur

Vivian Maria Marcondes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no programa Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC - SP). Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); pós-graduação em Fundamentos do Ensino da Matemática (Mathema); pós-graduação em Psicopedagogia (Universidade Metodista); graduação em Pedagogia. Atuante há 22 anos como professora, em escolas da rede particular e pública de São Paulo. 

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Fez doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP), em 1976. É líder do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora - GEIM/CNPq, que desenvolve pesquisa em três direções: 1) leitura e interpretação da metáfora/metonímia no gênero literário e em outros gêneros 2) abordagem discursiva e estilística da metáfora/metonímia; 3) estudo semântico-pragmático da significação da metáfora/metonímia em uso. 

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Publiée

2023-12-22

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Marcondes, V. M. ., & Zanotto, M. S. . (2023). Leitura de textos poéticos: da metalinguagem ao pensar alto em grupo e coconstrução de sentidos. Intercâmbio, 54, e64785. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e64785

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