Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!
Algumas reflexões sobre a sedução e a angústia a partir do filme O homem ideal.
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v15i2.63593Palabras clave:
Sedução, Angústia, RobóticaResumen
Este trabalho pretende apresentar a relação do sujeito no espaço erótico-relacional em tempos de relacionamentos atravessados pela tecnologia e pela robótica. O campo da sedução, fundamental para o despertar do desejo e da vivência de fantasias eróticas, modulado pela angústia, ainda funcionaria na relação com as máquinas? O filme Ich bin dein meinsch (Eu sou seu humano / Eu sou sua pessoa), traduzido por I’m your man, e no Brasil, O homem ideal, da diretora alemã Maria Schrader, me serve para algumas reflexões acerca desse tema.
Descargas
Métricas
Citas
ALLOUCH, Jean. Erótica do Luto no tempo da morte seca. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004
BAUDRILLARD, Jean. Da Sedução. Campinas, SP: Papirus, 1991
CALAZANS, Roberto. “Sobre a psicopatologia dos atos”. Revista Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, nº1, vol. 27, janeiro a junho, 2015, p. 123 – 136. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/pc/a/3CnRTZJC4pMrZzcQHJFTF3r/#
FREUD, Sigmund. (1920). Além do princípio de prazer. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005
MARQUES, Lícia Carvalho. Novas elaborações psicanalíticas sobre a sexualidade feminina a partir do declínio da lógica fálico-edípica. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2004. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Psicologia.
PAULA, Laerte de. A casca do tempo nascente, ensaio sobre a sedução. São Paulo, SP: Zagodoni, 2022
SIBONY, Daniel. Sedução o amor inconsciente. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).