O CÉREBRO APRENDIZ: NEUROPLASTICIDADE E EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200014

Resumen

Obra que procura dar vigor ao debate acadêmico sobre métodos educacionais a partir do paradigma empírico-positivista da neurociência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Bowers, J. S. (2016). The practical and principled problems with educational neuroscience. Psychological Review, 123, 600-612. 10.1037/rev0000025

Cesana-Arlotti, N., Martín, A., Téglás, E., Vorobyova, L., Cetnarski, R., & Bonatti L.L. (2018). Precursors of logical reasoning in preverbal human infants. Science, 359, 1263-1266. 10.1126/science.aao3539

Dikker, S.; Wan, L.; Davidesco, I.; Kaggen, L.; Oostrik, M.; McClintock, J.; Rowland, J., Michalareas, G., Van Bavel, J.J., Ding, M., & Poeppel, D. (2017). Brain-toBrain Synchrony Tracks Real-World Dynamic Group

Interactions in the Classroom. Current Biology, 27, 1375-1380. 10.1016/j.cub. 2017.04.002

Lent, R. (2019). O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. (1ª ed). Rio de Janeiro, RJ: Atheneu.

Piaget, J. (1970). O nascimento da inteligência da criança. (pp. 387). (Álvaro Cabral, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores.

Sigman, M., Peña, M.; Goldin, AP.; & Ribeiro, S. (2014). Neuroscience and education: prime time to build the bridge. Nature Neuroscience, 17, 497-502. 10.1038/nn.3672.

Stokes, D. E. (2005). O quadrante Pasteur – A ciência básica e a Inovação Tecnológica. (pp. 247). (J.E. Maiorino, trad.). Campinas: Ed. da Unicamp. (Trabalho originalmente publicado em 1997).

Weinstein, Y., Madan, C.R ., & Sumeracki, M.A. (2018). Teaching the science of learning. Cognitive Research: Principles and Implications,

(2), 1-17. 10.1186/s41235-017-0087-y

Wilson, E. O. (1999) Consilience. The Unity of Knowledge. (pp. 368). New York, USA: Vintage Books.

Publicado

2020-10-16

Número

Sección

Resenha