O CÉREBRO APRENDIZ: NEUROPLASTICIDADE E EDUCAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200014

Résumé

Obra que procura dar vigor ao debate acadêmico sobre métodos educacionais a partir do paradigma empírico-positivista da neurociência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Références

Bowers, J. S. (2016). The practical and principled problems with educational neuroscience. Psychological Review, 123, 600-612. 10.1037/rev0000025

Cesana-Arlotti, N., Martín, A., Téglás, E., Vorobyova, L., Cetnarski, R., & Bonatti L.L. (2018). Precursors of logical reasoning in preverbal human infants. Science, 359, 1263-1266. 10.1126/science.aao3539

Dikker, S.; Wan, L.; Davidesco, I.; Kaggen, L.; Oostrik, M.; McClintock, J.; Rowland, J., Michalareas, G., Van Bavel, J.J., Ding, M., & Poeppel, D. (2017). Brain-toBrain Synchrony Tracks Real-World Dynamic Group

Interactions in the Classroom. Current Biology, 27, 1375-1380. 10.1016/j.cub. 2017.04.002

Lent, R. (2019). O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. (1ª ed). Rio de Janeiro, RJ: Atheneu.

Piaget, J. (1970). O nascimento da inteligência da criança. (pp. 387). (Álvaro Cabral, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores.

Sigman, M., Peña, M.; Goldin, AP.; & Ribeiro, S. (2014). Neuroscience and education: prime time to build the bridge. Nature Neuroscience, 17, 497-502. 10.1038/nn.3672.

Stokes, D. E. (2005). O quadrante Pasteur – A ciência básica e a Inovação Tecnológica. (pp. 247). (J.E. Maiorino, trad.). Campinas: Ed. da Unicamp. (Trabalho originalmente publicado em 1997).

Weinstein, Y., Madan, C.R ., & Sumeracki, M.A. (2018). Teaching the science of learning. Cognitive Research: Principles and Implications,

(2), 1-17. 10.1186/s41235-017-0087-y

Wilson, E. O. (1999) Consilience. The Unity of Knowledge. (pp. 368). New York, USA: Vintage Books.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-16

Numéro

Rubrique

Resenha