E SE O AIRBNB FOSSE UMA PESSOA: um estudo sobre personalidade de marca na economia compartilhada.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.40989

Mots-clés :

Personalidade de Marcas, Hospitalidade, Airbnb, Economia Compartilhada, Anfitriões

Résumé

Este estudo verifica a percepção da personalidade da marca Airbnb na perspectiva dos usuários (anfitriões) brasileiros da plataforma por meio da Escala de Personalidade de Marca (BPS) de Aaker (1997). Em paralelo, examina a aplicabilidade das variáveis e dimensões da referida escala para medições generalizáveis de marcas da Economia Compartilhada. Consiste em abordagem quantitativa por meio de aplicação de survey à 82 usuários brasileiros, análise descritiva e análise fatorial exploratória. Resultados indicam a presença das cinco dimensões de personalidade de marca na percepção dos participantes relativa ao Airbnb em corroboração com o modelo de Aaker. Foi verificada predominância das dimensões Competência, Sinceridade e Entusiasmo na percepção dos anfitriões. Também foi indicada pouca significância da dimensão Robustez para o caso. Do ponto de vista gerencial, evidencia as percepções dos usuários a respeito da marca, permitindo ajustes estratégicos, e, na comunicação. Do ponto de vista teórico estende o conhecimento sobre personalidade de marcas no campo do turismo e no contexto da Economia Compartilhada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Anderson Leonardo de Castro Seabra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa em Pós-Graduação em Turismo da UFRN, Natal, Brasil. Mestre em
Estudos Urbanos e Regionais (DPP/UFRN), e Bacharel em Administração (UFRN) e em
Comunicação Social (UFRN). E-mail: leonardoseabra@gmail.com

Téléchargements

Publiée

2020-09-26

Comment citer

de Castro Seabra, A. L. (2020). E SE O AIRBNB FOSSE UMA PESSOA: um estudo sobre personalidade de marca na economia compartilhada. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(3), 8–30. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.40989