HIBRIDEZ E CIRCULARIDADE CULTURAL NA CONFIGURACÄO DE UMA CURANDEIRA

O CASO DE SÁ MARIINHA DAS TRÉS PONTES

Autores/as

  • Adilson S. Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

cultura, religiosidade, sincretismo, catolicismo popular

Resumen

O presente artigo tem como objetivo estudar o caso de Sá Mariinha das Três Pontes. Curandeira e vidente, morta em 1959, Sá Mariinha tornou-se um fenômeno devocional na cidade de Cunha, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O estudo deste caso permitiu- nos organizar uma interpretação das relações simbólicas e o futuro desta religiosidade, no contexto sociocultural do Município de Cunha. Procuramos refletir sobre como aquela população, ligada a um catolicismo popular, consegue articular seu campo simb61ico, fazendo apenas as concessões necessárias para a sobrevivência de sua cultura. Concluímos que o grau de aceitação da curandeira se estendeu na proporção das relações culturais que ela estabeleceu, não somente com mundo do imaginário religioso, mas também com o das relações de poder existentes no Município de Cunha. Muitas vezes as duas formas de poder caminhavam de mãos dadas dentro de uma mesma personagem ou instituição. Maria Guedes é o nome da personagem central deste trabalho. Nascida a 18 de junho de 1882, era filha de Benedito Guedes dos Santos e Francisca Maria da Conceição. Com treze anos sua família se estabelece no Bairro das Três Pontes, região do bairro do Jacuí. É aí que começa sua história como importante personagem dentro do contexto da religiosidade popular do atual município de Cunha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BRANDÃO, C. R. Os deuses do povo. São Paulo: Brasiliense, 1987. BRANDÃO, C. R. A partilha da vida. São Paulo: Cabral Editora, 1995.

DAMATTA, Roberto. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

GINSBURG, C. História noturna: decifrando o Sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.ORTIZ, Renato. A consciência fragmentada: ensaios de cultura popular e religião.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

OLIVEIRA, Elda R. Doença, cura e benzedura: um estudo sobre o ofício da benzedeira em Campinas. IFCH/Unicamp, dissertação de mestrado, 1983.

PRADO, Rosane Manhães. Benzimento e oração: estudo da ética dos benzedores em Cunha. Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ, 1987.

SHIRLEY, Robert W. O fim de uma tradição. São Paulo: Perspectiva, 1971.

SOUZA, Sílvia de Luz. A recomendação das almas. Estudo de uma devoção popular no sul

de Minas Gerais. Dissertação de mestrado em Ciências da Religião. PUC-SP, 1997.

VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

VELOSO, João J. Oliveira. Sá Mariinha das Três Pontes: Maria Guedes, curandeira e vidente. Cunha: Centro de Cultura e Tradição de Cunha, 1994.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Universidade Federal de Brasília, 1980.

WILLEMS, Emílio. Cunha: Tradição e transição em uma cultura rural do Brasil. São Paulo: Secretaria da Agricultura, 1947.

Publicado

2024-08-05

Cómo citar

Mello, A. S. (2024). HIBRIDEZ E CIRCULARIDADE CULTURAL NA CONFIGURACÄO DE UMA CURANDEIRA: O CASO DE SÁ MARIINHA DAS TRÉS PONTES. Último Andar, 2(2), 39‑67. Recuperado a partir de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/67776

Número

Sección

Artigo